Secções
Entrar

Papamóvel vai ser transformado numa clínica para crianças em Gaza

Gabriela Ângelo 06 de maio de 2025 às 11:48

O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana na visita de Francisco em 2014, e agora vai dar apoio médico a crianças em Gaza afetadas pelo bloqueio de ajuda humanitária e os ataques israelitas.

Em 2014 o Papa Francisco visitou a Cisjordânia e Belém, atravessando o local de nascimento de Jesus no seu papamóvel, de onde saudou milhares de fiéis. Agora, o veículo vai ser transformado numa unidade móvel de saúde para crianças na Faixa de Gaza.

Papa Francisco Cirsjordânia AP Photo/Andrew Medichini, Pool

Foi uma iniciativa aceite por Francisco meses antes da sua morte, demonstrando o seu compromisso para com o povo palestiniano, que tem apoiado e defendido, indica a Cáritas Jerusalém.

Segundo o site de notícias do Vaticano, a ideia terá vindo da Cáritas, e o veículo será doado à Cáritas Jerusalém, a organização católica em que o Papa confiou "nos seus últimos meses de vida". "Era o seu último desejo para as pessoas a quem tinha demonstrado tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, especialmente nos últimos anos", diz a publicação. 

No papamóvel serão instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, vacinas, e outro material para salvar vidas. Também contará com médicos e profissionais de saúde, "assim que a ajuda humanitária em Gaza for restabelecida". 

Numa declaração feita por Peter Brune, o secretário-geral da Cáritas da Suécia explica que "este não é apenas um veículo, é uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza". 

Além de Francisco ter sido um ávido apoiante do cessar-fogo em Gaza e da distribuição de ajuda humanitária, o Sumo Pontífice também realizou videochamadas frequentes com a paróquia em Gaza, e chamou à atenção para as crianças mortas nos ataques israelitas. Apelou ainda para a libertação de reféns israelitas e condenou o ataque do Hamas, no sul de Israel a 7 de outubro de 2023. 

O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, para a visita de Francisco à região.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a agência israelita responsável pela entrada de ajuda na faixa, COGAT, ainda não confirmou se tencionava permitir a entrada no papamóvel no enclave. Recentemente, as autoridades israelitas retomaram a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que esteve bloqueada durante cerca de dois meses.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela