Secções
Entrar

Papa revela bandeira vinda de Bucha. "A crueldade é cada vez mais horrenda"

Leonor Riso 06 de abril de 2022 às 10:48

Papa Francisco apelou ao fim da guerra numa audiência em que mostrou uma bandeira ucraniana vinda da "cidade martirizada" de Bucha.

O Papa Francisco condenou esta quarta-feira "o massacre de Bucha" e segurou uma bandeira ucraniana que lhe foi enviada da cidade onde foram encontrados mortos centenas de civis, depois da retirada russa. Os cadáveres apresentavam sinais de tortura e execução sumária. 

Papa Francisco segura bandeira vinda da “cidade mártir de Bucha”

"As notícias recentes da guerra na Ucrânia, em vez de trazerem alívio e esperança, trouxeram novas atrocidades, como o massacre de Bucha", afirmou, no fim da sua audiência semanal no auditório do Vaticano. "A crueldade que é cada vez mais horrenda, até contra civis, mulheres e crianças que não se podem defender. São vítimas cujo sangue inocente grita ao céu e implora: 'Acabem com esta guerra! Façam com que as armas se calem! Parem de semear a morte e destruição!'". 

A Rússia alega que o massacre de Bucha foi encenado pela Ucrânia para denegrir o exército russo. Contudo, várias provas já foram recolhidas e vão contra a versão russa. 

"Ontem, precisamente de Bucha, trouxeram-me esta bandeira", relatou o Papa, ao desdobrar e segurar a bandeira perante milhares de pessoas. A bandeira está escurecida e manchada, e tem uma mensagem escrita. 

"Vem da guerra, precisamente daquela cidade martirizada, Bucha", disse o Papa. Depois, chamou um grupo de crianças refugiadas e pediu que se aproximassem. "Estas crianças tiveram que fugir para chegar a terra segura. Este é o fruto da guerra. Não esqueçamos isso e não esqueçamos o povo ucraniano."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela