Secções
Entrar

Nobel da Química vai para as máquinas mais pequenas do mundo

05 de outubro de 2016 às 11:02

São três os laureados pelo desenvolvimento de "equipamentos de síntese molecular" que permitem ligações moleculares, um é francês, outro britânico e um holandês

O Prémio Nobel da Química de 2016 foi atribuído ao francês Jean-Pierre Sauvage, ao britânico J. Fraser Stoddart e ao holandês Bernard L. Feringa pelo desenvolvimento das máquinas mais pequenas do mundo e pela "concepção de equipamentos de síntese molecular"


Os equipamentos criados pelos laureados da Química deste ano são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo, o que permite fazer ligações de moléculas até em músculos.




A temporada dos prémios Nobel 2016 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular. O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, e a F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Henrik Montgomery/EPA


Na sexta-feira será anunciado o da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela