Secções
Entrar

Neve afeta operações em aeroportos do Reino Unido e Alemanha

Lusa 05 de janeiro de 2025 às 12:03

Manchester, Liverpool, Frankfurt e Munique são alguns dos aeroportos afetados pela queda de neve.

Tempestades de neve estavam este domingo a causar grandes perturbações nos transportes no Reino Unido e Alemanha, que levaram ao encerramento dos aeroportos das cidades inglesas de Manchester e Liverpool. Vários centímetros de neve caíram em Inglaterra e no País de Gales no sábado à noite, noticiou a agência francesa AFP.

REUTERS/Phil Noble

Em West Yorkshire (norte de Inglaterra), o solo estava coberto por 12 centímetros de neve hoje de manhã, segundo a agência meteorológica britânica Met Office. Até 40 centímetros de neve caíram em algumas áreas acima de 300 metros.

O aeroporto de Manchester (norte) informou nas redes sociais pouco depois das 7h (mesma hora em Lisboa) que as pistas continuavam fechadas. "As operações serão retomadas logo que possível", declarou a operadora do aeroporto, aconselhando os passageiros a contactar as companhias aéreas.

No aeroporto de Liverpool (norte), as equipas estavam "a trabalhar arduamente para desimpedir a pista", que também se encontrava encerrada. A cidade acolhe hoje à tarde o jogo Liverpool-Manchester United, da liga inglesa de futebol.

O tráfego foi retomado nos aeroportos de Birmingham e Bristol, onde as pistas tinham sido encerradas durante a noite.

A neve estava também a afetar o tráfego rodoviário, tendo sido encerradas várias estradas e autoestradas no norte de Inglaterra durante a noite. A eletricidade foi cortada em várias casas em Inglaterra e no País de Gales.

A agência de meteorologia previu que a situação melhore hoje em várias regiões de Inglaterra.

A neve e a geada também provocaram atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos da Alemanha, incluindo Munique (sudeste), Frankfurt (oeste) e Estugarda (sudoeste), segundo a agência espanhola EFE. O Serviço Meteorológico Alemão alertou para uma "situação meteorológica extremamente grave", com previsão de chuva gelada durante o dia, após a queda de neve durante a noite.

Uma frente quente que atravessa o país vinda do sudoeste é responsável pelo risco de gelo negro, a camada de gelo vítreo que se forma nas estradas e que constitui um perigo para o tráfego automóvel.

Em vários aeroportos alemães havia hoje de manhã restrições devido à neve e às pistas escorregadias. Foram canceladas 120 descolagens e aterragens das cerca de 1.090 previstas para domingo em Frankfurt, o maior aeroporto alemão, situado no oeste do país. "As pistas de descolagem e de aterragem têm de ser desimpedidas e o degelo dos aviões é também mais complexo e exigente", disse um porta-voz à AFP.

Em Munique (sul), 35 voos foram cancelados por precaução no sábado à noite, de um total de 750 partidas e aterragens previstas no segundo maior aeroporto alemão, segundo um porta-voz. As perturbações começaram mesmo na sexta-feira à noite no aeroporto de Berlim-Brandemburgo, com 30 voos interrompidos, 17 dos quais foram cancelados devido às condições de gelo na capital alemã. O aeroporto de Estugarda também estava a sofrer atrasos porque os aviões tinham de ser descongelados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela