Secções
Entrar

Musk ameaça criar um novo partido político caso plano fiscal de Trump seja aprovado

Luana Augusto 01 de julho de 2025 às 14:35

Segundo o magnata, o partido seria intitulado de "Partido América".

Elon Musk, o dono da Tesla e da SpaceX, ameaçou esta terça-feira avançar com a criação de um novo partido político, intitulado de "Partido América", caso o novo plano fiscal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fosse aprovado. Esta mensagem, que foi publicada no X, surgiu a meio de uma sessão no Senado, que visava a aprovação do projeto de lei relativo ao corte de impostos - uma medida defendida por Trump mas rejeitada pelo seu ex-aliado.

Elon Musk

"O nosso país precisa de uma alternativa ao unipartidarismo democrata-republicano para que as pessoas tenham realmente uma voz", lê-se na publicação.

E continuou: "Cada membro do Congresso que fez campanha para reduzir o gasto governamental e imediatamente votou pelo maior aumento da dívida da história deveria ter vergonha na cara. Perderão as suas primárias no ano que vem, nem que seja a última coisa que faça na Terra."

Esta terça-feira, Trump já havia instado o departamento de eficiência a rever os subsídios das empresas do seu antigo colaborador Elon Musk. "Sem subsídios, Elon provavelmente teria que encerrar a loja e voltar para a sua casa na África do Sul", escreveu o republicano na sua rede social Truth Social. "Sem lançamentos de foguetões, satélites ou produção de carros elétricos o nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir ao DOGE (o departamento de eficiência) que analise tudo isto. Pode-se poupar muito dinheiro."

O empresário mais rico do mundo e o presidente dos EUA já se tinham desentendido publicamente, em junho passado, através das redes sociais - isto depois de Musk ter expressado discordância com a política tarifária e com os cortes nos impostos propostos por Trump, e de se ter despedido das suas responsabilidades na administração. Durante este confronto, Musk chegou até a acusar o republicano de estar envolvido na rede de pedofilia de Jeffrey Epstein.

Na resposta, Trump ameaçou cortar as ajudas ao magnata, o que levou a uma forte queda no valor das ações do magnata, que tem contrados estatais através da SpaceX e recebe subsídios para a Tesla. "Seria a maneira mais fácil de economizar dinheiro no nosso orçamento: milhares e milhares de milhões de dólares. (...) Surpreendo-me sempre que Biden não o tenha feito", escreveu Trump na Truth Social.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela