Secções
Entrar

Morreu Shimon Peres, o último pai de Israel

28 de setembro de 2016 às 08:52

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu esta quarta-feira aos 93 anos. Líderes de todo o mundo estão a expressar o seu luto pela morte de uma das figuras preponderantes no processo de paz com os palestinianos. O funeral está marcado para sexta-feira, dia 30 de Setembro

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu, disse o seu médico pessoal à agência noticiosa francesa AFP. Peres estava em estado crítico no Centro Médico de Sheba em Tel Aviv, após ter sofrido um AVC no dia 13 de Setembro.

Figura histórica pelo seu papel importante desde a independência de Israel, Shimon Peres foi o responsável pelo programa nuclear israelita e pelo processo de paz com os palestinianos. E não só: ao longo de sete décadas, Peres passou por todos os cargos possíveis do Estado e orquestrou os Acordos de Oslo em 1993 que, em conjunto de Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, lhe valeu um Nobel da Paz. 

O estadista de 93 anos morreu por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa), afirmou Rafi Walden, que é também genro de Shimon Peres. O funeral acontecerá esta sexta-feira na secção reservada aos "grandes da Nação" do cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, numa cerimónia de Estado, informou a rádio pública.

A comissão governamental de Símbolos e Protocolos de Estado, que vai decidir a organização da cerimónia em função, em grande medida, da confirmação da presença de líderes internacionais, tem previsto reunir-se esta manhã, de acordo com a emissora.

Esta comissão realizou diversas reuniões nas últimas duas semanas, desde que o antigo Presidente israelita e Nobel da Paz foi hospitalizado na sequência de um acidente vascular cerebral, segundo a mesma fonte.


O mundo está de luto pela morte de alguém que "amou o povo de Israel até ao seu último suspiro"

Líderes mundiais já reagiram à morte de Peres. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama definiu o antigo presidente israelita como um "amigo" que nunca desistiu do sonho de alcançar a paz.

"Existem poucas pessoas com as quais partilhamos este mundo que mudaram o curso da história humana (…). O meu amigo Shimon foi uma delas", disse Barack Obama, citado num comunicado da Casa Branca. O Presidente dos Estados Unidos destacou ainda que o compromisso de Shimon Peres para com a segurança e procura pela paz de Israel estava "enraizado na sua inabalável força moral e persistente optimismo".

O Presidente francês, François Hollande, disse que o antigo chefe de Estado israelita Shimon Peres foi um dos "mais fervorosos defensores da paz" e um "fiel amigo" da França. "Shimon Peres pertence agora à História, que foi a companheira da sua longa vida", escreveu Hollande, num comunicado.

"Com o desaparecimento de Shimon Peres, Israel perde um dos seus mais ilustres estadistas, a paz [perde] um dos seus mais fervorosos defensores e a França um amigo fiel", sublinhou Hollande, que se reuniu com o Nobel da Paz pela última vez a 25 de março.

O filho do ex-Presidente israelita Shimon Peres afirmou que o seu pai, que morreu esta madrugada aos 93 anos, "amou o povo de Israel até ao seu último suspiro".

"Não teve outro interesse que não o de servir o povo de Israel, tanto que acreditava e amou-o até ao último suspiro", disse Jemi Peres, ao ler um comunicado no hospital Shiva, da localidade de Tel Hashomer, perto de Telavive, onde hoje morreu o estadista.

O filho de Peres leu – em hebreu e em inglês – uma declaração em que realçou que o seu pai "fez parte da geração dos fundadores de Israel e serviu o Estado desde o dia da sua fundação até ao seu último dia" de vida.

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, conclui esta quarta-feira e antes do previsto a sua visita oficial à Ucrânia, devido à morte do seu antecessor, Shimon Peres, informou o seu gabinete.

Rivlin expressou "a sua profunda tristeza pela morte do ex-Presidente de Israel e ex-primeiro-ministro Shimon Peres às primeiras horas do dia", diz o comunicado, em que se assinala que ainda esta quarta-feira regressa a Israel.

"A uma curta distância de onde estou em visita na Ucrânia, na cidade de Vishnyeva, Bielorrússia, nasceu Szymon Perski, que cresceu como um jovem com grandes sonhos", sublinhou o chefe de Estado israelita.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela