Secções
Entrar

Marine Le Pen já escolheu o seu primeiro-ministro

29 de abril de 2017 às 12:09

Nicolas Dupont-Aignan, que terminou a primeira volta das eleições presidenciais em sexto lugar, é o escolhido

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen anunciou que Nicolas Dupont-Aignan, que terminou a primeira volta das eleições presidenciais em sexto lugar, será o seu primeiro-ministro caso vença a segunda volta a 7 de Maio.

Numa conferência de imprensa conjunta, a candidata presidencial Le Pen e Dupont-Aignan formalizaram um acordo entre os dois partidos.

Nicolas Dupont-Aignan, candidato de direita que teve 4,7% de votos na primeira volta das eleições presidenciais francesas a 23 de Abril, vai assim apoiar nesta segunda volta Marine Le Pen.

O outro candidato à segunda volta, Emmanuel Macron, assegurou por seu lado que terá em conta a desilusão de muitos franceses com o funcionamento da União Europeia.

Numa entrevista publicada no jornalLe Figaro, o candidato liberal assume ter-se apercebido durante a campanha, e em especial na votação na primeira volta, de incompreensão de muitos face à globalização e da desilusão com a Europa.

O liberal pró-europeu Emmanuel Macron venceu a primeira volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente de Marine Le Pen que conseguiu 21,30% dos votos, segundo os resultados definitivos do escrutínio de domingo.

Os dois candidatos, que vão disputar o Eliseu numa segunda volta a 7 de Maio, ficaram separados por pouco menos de um milhão de votos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela