Secções
Entrar

Macron aceita demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal

Diogo Barreto 16 de julho de 2024 às 17:29

O presidente francês quer, no entanto, que o primeiro-ministro se mantenha na liderança de um governo “interino” pelo menos até ao final dos Jogos Olímpicos.

O presidente francês Emmanuel Macron aceitou esta terça-feira a demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal, mas deseja que o mesmo se mantenha na liderança de um governo "interino".

REUTERS/Sarah Meyssonnier

A decisão de Macron foi anunciada na reunião do conselho de ministros. Attal apresentou a sua demissão após as eleições francesas, mas Macron recusou aceitar esta decisão.

O presidente francês quer, no entanto, que o primeiro-ministro se mantenha na liderança de um governo "interino" pelo menos até ao final dos Jogos Olímpicos, avança a agência noticiosaAgence France Press(AFP). Os Jogos de Paris começam a 26 de julho e prolongam-se até 11 de agosto.

Neste momento a França está numa situação de incerteza depois de nas últimas eleições o partido de Macron ter ficado em segundo e a União Nacional, de Marine Le Pen, em terceiro. O vencedor da segunda volta foi a coligação de esquerda liderada por Jean-Luc Mélenchon, a França Insubmissa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela