Secções
Entrar

Lukashenko: "Uma terceira guerra mundial surge no horizonte"

Débora Calheiros Lourenço 31 de março de 2023 às 17:46

Para evitar essa escalada o presidente bielorrusso defendeu uma "trégua" na Ucrânia enquanto se reiniciam as negociações para a paz "sem pré-condições".

O presidente da Bielorrússia defendeu, esta sexta-feira, que o apoio que o Ocidente está a fornecer à Ucrânia aumenta a probabilidade de uma guerra nuclear.

BelTA/Maxim Guchek/Handout via REUTERS

Num discurso televisivo Alexander Lukashenko afirmou que "uma terceira guerra mundial surge no horizonte", "como resultado dos esforços dos Estados Unidos e dos [países] satélites".

Para evitar essa escalada o líder da Bielorrússia defendeu uma "trégua" na Ucrânia enquanto se reiniciam as negociações para a paz "sem pré-condições". "Temos de parar agora, antes que a escalada comece", alertou.

O presidente bielorrusso é um conhecido aliado do presidente russo, Vladimir Putin. No entanto, Lukashenko afirmou: "Vou correr o risco de sugerir o fim das hostilidades, uma declaração de tréguas. Todas as questões territoriais, de reconstrução, segurança e outras podem e devem ser resolvidas na mesa das negociações, sem pré-condições".

Alexander Lukashenko garantiu à população que o "complexo militar-industrial funciona a todo o vapor na Rússia" e defendeu que a Ucrânia se encontra "inundada de armas ocidentais", o que potencializa uma "escalada que pode provocar muitas mortes".

A Bielorrússia já garantiu várias vezes que não tem intenções de se envolver diretamente no conflito na Ucrânia, mas ainda assim cedeu o seu território ao exército russos, através de uma base militar.

Após estas declarações as autoridades russas já esclareceram que não estão a considerar qualquer tipo de tréguas na Ucrânia, invadida a 24 de fevereiro de 2022.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, avançou que "nada está a mudar no contexto da Ucrânia", pelo que "a operação militar especial continua, pois esta é a única forma de atingir os objetivos" russos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela