Secções
Entrar

Lavrov considera “blasfémia” equiparar civis mortos a terroristas

16 de maio de 2018 às 18:43

A embaixadora de Israel na Bélgica, Simona Frankel, declarou que as vítimas na Faixa de Gaza eram "terroristas", assegurando que a reacção do exército israelita não tinha sido desproporcionada.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, considerou esta quarta-feira "uma blasfémia" equiparar a "terroristas" as dezenas de manifestantes pacíficos palestinianos mortos na Faixa de Gaza por militares israelitas.

1 de 3
Foto: Yuri Gripas/Reuters
Foto: US Department of State/EPA

"Não posso estar de acordo com o facto de se classificar dezenas de civis pacíficos, nomeadamente crianças, incluindo bebés, que foram mortos nesses incidentes, como terroristas. É uma declaração blasfema, destinada a evitar uma discussão séria sobre os problemas que assolam a região do Médio Oriente", declarou Lavrov em conferência de imprensa.

Na terça-feira, a embaixadora de Israel na Bélgica, Simona Frankel, declarou que as vítimas na Faixa de Gaza eram "terroristas", assegurando que a reacção do exército israelita não tinha sido desproporcionada.

As forças israelitas abateram na segunda-feira a tiro 62 manifestantes palestinianos e feriram 2.500 ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza, onde estes protestavam contra a transferência para Jerusalém da embaixada dos Estados Unidos em Israel, cuja inauguração se realizava nesse dia.

Israel justificou o uso da violência contra os manifestantes palestinianos com a necessidade de defender as suas fronteiras, que eles tentavam derrubar.

Considerando a situação em Gaza "profundamente preocupante", Lavrov acusou "grupos extremistas" de quererem "radicalizar a situação", nomeadamente "utilizando civis em manifestações que corriam o risco evidente de se transformarem em confrontos".

O chefe da diplomacia russa apelou igualmente para "um diálogo directo entre os dirigentes de Israel e da Palestina" sobre o estatuto de Jerusalém.

"Nós estamos dispostos a fornecer toda a ajuda necessária para [estabelecer] um tal diálogo", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela