Secções
Entrar

Itália. Homem ilibado por ter apalpado jovem durante menos de dez segundos

Márcia Sobral 12 de julho de 2023 às 08:00

Italiano de 66 anos não tinha antecedentes criminais e estava acusado do crime de assédio sexual com agravante de ter sido praticado sob uma vítima menor de idade.

Um tribunal italiano emitiu uma sentença que está a causar polémica. Uma estudante apresentou uma queixa-crime contra um funcionário da instituição de ensino que frequentava por ter sido apalpada "nas nádegas" de forma não consentida. O caso foi esta semana arquivado depois de o juiz ter considerado que não estava em causa um ato criminal, uma vez que o toque em causa durou "apenas cinco a dez segundos".

Christian Ender

Segundo o Corriere della Sera, a jovem alegou que o crime ocorreu enquanto se deslocava com uma amiga para a sala de aula. A rapariga de 16 anos, menor de idade, estaria a subir umas escadas quando sentiu "alguém por trás a pôr a mão dentro das suas calças e a tocar nas suas cuecas". Quando olhou para trás terá visto o funcionário que, posteriormente, afirmou que a "amava" e que tudo não passava "de uma brincadeira".

As declarações foram confirmadas pela outra jovem e o próprio funcionário que terá admitido ter tocado nas nádegas da menor mas "por cima da sua roupa".

No entender do Ministério Público, ficou claro que o homem teve "vontade de apalpar a jovem", pelo que era pedida a sua suspensão imediata de funções e a aplicação de uma pena de prisão de três anos e meio. Mas o tribunal teve uma leitura diferente.

Para o juiz, como o ato se tratou de um "toque de curta duração", o mesmo poderá ter sido apenas uma "manobra desajeitada sem intenção de luxúria" ou "uma simples brincadeira", argumento pelo qual acabou por ser ilibado.

Na altura a denúncia da jovem provocou uma onda de protestos e de apoio por parte de outros estudantes que agora, com esta decisão, ganha novo fôlego. Nas redes sociais o ator Paolo Camilli gravou um vídeo a tocar no seu peito durante 10 segundos que tem sido replicado por milhares de pessoas nas redes sociais com o intuito de demonstrar e refletir sobre o conceito de "toque de curta duração".

O caso ocorreu no dia 12 de abril de 2022, no Istituto di Istruzione Superiore Statale Cine-tv Roberto Rossellini, uma escola superior dedicada à "formação de profissionais do setor do cinema, televisão e fotografia".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela