Secções
Entrar

Israel exige responsabilização por "falhas editoriais" sobre Gaza na BBC

Lusa 10 de novembro de 2025 às 10:57

Israel fala numaa "cobertura tendenciosa e profundamente defeituosa da BBC sobre Israel, em particular durante a guerra contra o Hamas".

O Governo de Israel exige que a BBC assuma "total responsabilidade" pelo que considerou "erros editoriais" na cobertura da ofensiva militar na Faixa de Gaza, após as demissões do diretor-geral, Tim Davie, e da presidente executiva, Deborah Turness.
Edifícios destruídos em Gaza após ataque israelita AP Photo/Jehad Alshrafi
"Pedimos que se exija total responsabilidade aos responsáveis pelas falhas editoriais da BBC em árabe e que se realize uma reforma completa para garantir que as suas futuras reportagens cumpram os padrões esperados pela BBC", afirmou a embaixada de Israel no Reino Unido, num comunicado citado pela agência Europa Press. Tomando conhecimento das demissões na emissora britânica, anunciadas este domingo, a delegação diplomática salientou que estas ocorreram "após graves e prolongadas preocupações sobre a cobertura tendenciosa e profundamente defeituosa da BBC sobre Israel, em particular durante a guerra contra o Hamas". "Durante anos, alertámos repetidamente sobre as constantes falhas da BBC no que diz respeito aos padrões de precisão, imparcialidade e integridade que se esperam de uma emissora pública", acrescentou a embaixada. A embaixada de Israel no Reino Unido acusa ainda a emissora britânica em língua árabe de ter "distorcido com demasiada frequência a realidade, omitindo contextos fundamentais e proporcionando uma plataforma para narrativas antissemitas e extremistas". As autoridades israelitas afirmam que esta cobertura "contribuiu para a desinformação pública, a hostilidade para com Israel e o povo judeu e a radicalização das audiências no Reino Unido e em todo o Médio Oriente", pelo que manifestaram esperança com a saída de Tim Davie e Deborah Turness. Assim, a embaixada espera que os responsáveis pela emissora britânica sejam capazes de "restaurar a confiança do público, garantindo uma cobertura justa, objetiva e equilibrada de Israel" e da região. O diretor-geral da BBC, Tim Davie, e a presidente executiva da BBC News, Deborah Turness, demitiram-se este domingo na sequência de uma reportagem que visava o Presidente dos EUA, Donald Trump. Em causa, uma controvérsia, na qual a BBC é acusada de ter apresentado de forma enganosa as declarações do presidente norte-americano num documentário do programa de informação "Panorama", transmitido em outubro de 2024. A BBC é acusada de ter editado diferentes partes de um discurso de Donald Trump datado de 06 de janeiro de 2021 --- dia em que centenas de apoiantes invadiram o Capitólio.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela