Secções
Entrar

Israel diz ter controlo operacional sobre norte de Gaza

Leonor Riso 24 de dezembro de 2023 às 11:59

Biden não pediu cessar-fogo a Netanyahu. Desde 7 de outubro, morreram 154 soldados de Israel. Nas últimas 24 horas, morreram 166 palestinianos.

Nas últimas 24 horas, morreram 166 palestinianos devido aos ataques israelitas na Faixa de Gaza e 384 pessoas ficaram feridas, de acordo com os últimos dados veiculados pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. 

Os dados deste domingo elevam para 20.424 o número de palestinianos mortos desde 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas realizou vários ataques em Israel, que mataram 1.200 pessoas e fizeram 240 reféns. 

Os ataques desta noite atingiram a área de Jabalia, no norte de Gaza. Israel diz já ter controlo operacional sobre a Faixa de Gaza e que está preparada para expandir a ofensiva a outras áreas. Desde 7 de outubro, morreram 154 soldados israelitas. 

Segundo a agência noticiosa Reuters, Joe Biden e Benjamin Netanyahu discutiram a guerra. Em comunicado, a Casa Branca diz que o presidente dos EUA "sublinhou a necessidade crítica de proteger a população civil incluindo os que apoiam a operação de ajuda humanitária, e a importância de os civis se movimentarem de forma segura para longe de áreas de combates ativos". "Os líderes discutiram a importância de assegurar a libertação de todos os restantes reféns", indica ainda a Casa Branca. 

Este domingo, Benjamin Netanyahu disse ao seu governo que os EUA não tinham convencido Israel a não expandir a campanha militar, ao contrário do que o jornal Wall Street Journal avançou sobre o primeiro-ministro israelita ter decidido não atacar o Hezbollah no Líbano. "Israel é um estado soberano. As nossas decisões sobre a guerra baseiam-se nas nossas considerações operacionais, e não vou elaborar mais sobre isso."

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU evitou um veto dos EUA, que se abstiveram de um apelo ao cessar-fogo e aumento da ajuda humanitária. Tanto Israel como os EUA são contrários ao cessar-fogo por considerar que daria uma oportunidade ao Hamas de se reorganizar. 

Por seu lado, os palestinianos acusam Israel de violar a lei internacional ao bombardear as áreas aonde encaminha os civis. 

Israel Defense Forces/Handout via REUTERS
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela