Secções
Entrar

Irão retomará "vigorosamente" enriquecimento de urânio se EUA romperem acordo

22 de abril de 2018 às 14:49

O aviso foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif.

O Irão retomará "vigorosamente" o enriquecimento de urânio se Washington romper o acordo nuclear com Teerão, como Donald Trump ameaçou fazer, advertiu no sábado o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O governante, que falava aos jornalistas em Nova Iorque, disse que o Irão não pretende uma bomba nuclear, mas que a resposta "provável" de Teerão a um rompimento do acordo por parte dos Estados Unidos seria a retomada da produção de urânio enriquecido, que é o elemento chave no fabrico de uma arma atómica.

"Os Estados Unidos nunca deveriam ter temido que o Irão produzisse uma bomba atómica, mas buscaremos vigorosamente o nosso enriquecimento" de urânio "se o Presidente Trump se retirar formalmente do acordo" nuclear, acrescentou o chefe da diplomacia iraniana.

Donald Trump definiu a data de 12 de maio como um ultimato aos seus aliados europeus para que chegarem a um acordo com o Irão para "remediar as terríveis lacunas" do texto do acordo.

O Presidente norte-americano reclama mais inspecções e, acima de tudo, a retirada das limitações impostas a Teerão sobre a sua actividade nuclear, que expiram em 2025 e 2030.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela