Secções
Entrar

Hezbollah rejeita prorrogar trégua no Líbano e exige retirada de Israel

Lusa 27 de janeiro de 2025 às 18:57

Movimento xiita libanês lembrou que Israel se deve "retirar após o prazo dos 60 dias" do cessar-fogo inicialmente acordado.

O secretário-geral do movimento xiita libanês Hezbollah, Naim Qasem, rejeitou esta segunda-feira o prolongamento do cessar-fogo com Israel no Líbano e exigiu a retirada das tropas israelitas de todos os territórios ocupados no sul do país.

"Não aceitamos a prorrogação do prazo de retirada israelita, nem por um dia", afirmou o líder do Hezbollah, num discurso transmitido pela estação de televisão Al-Manar, voz do grupo xiita libanês, onde avançou que Israel se deve "retirar após o prazo dos 60 dias" do cessar-fogo inicialmente acordado.

O líder do Hezbollah sublinhou ainda que a violação do acordo por Israel constitui a confirmação de que o Líbano necessita do movimento armado xiita, que considera que as suas acções são parte integrante da resistência à ocupação israelita do sul do Líbano.

"As violações do acordo de cessar-fogo confirmam a necessidade de resistência do Líbano", salientou Qasem.

Israel retirou-se da maior parte do setor oriental do Líbano, mas continua presente em várias partes do sudoeste do país, muito embora o acordo de cessar-fogo estipule a retirada das tropas israelitas do sul do Líbano e a retirada do Hezbollah a norte do rio Litani, cerca de 30 quilómetros a norte da fronteira com Israel.

Israel e o Líbano acordaram estender o prazo para a retirada das tropas israelitas do sul do território libanês até 18 de fevereiro, anunciou o Governo norte-americano.

"O acordo entre o Líbano e Israel, monitorizado pelos Estados Unidos, irá continuar em vigor até 18 de fevereiro", referiu a Casa Branca, acrescentando que os respetivos governos "irão iniciar negociações para o regresso de prisioneiros libaneses detidos depois de 07 de outubro de 2023".

Israel tinha pedido mais tempo para a retirada das tropas, além do prazo de 60 dias estipulado no acordo de cessar-fogo que suspendeu a guerra entre Israel e o grupo xiita Hezbollah no final de novembro.

REUTERS/Ronen Zvulun
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela