Secções
Entrar

Hezbollah promete não ficar em silêncio após assassinato de número 2 do Hamas

Luana Augusto 03 de janeiro de 2024 às 19:55

Saleh al-Arouri morreu esta terça-feira, 2, durante um ataque israelita ao Líbano. O líder do Hezbollah defende que este é um “crime grave e perigoso”

Sayyed Hassan, o líder do grupo libanês Hezbollah, disse esta quarta-feira (3) que o assassinato do número 2 do Hamas é "um crime grave e perigoso sobre o qual não podemos ficar calados". Saleh al-Arouri morreu esta terça-feira durante um ataque israelita ao Líbano.

REUTERS/Alaa Al-Marjani

Há semanas que o Hezbollah e Israel têm trocado fogo através das fronteiras sul do Líbano. Até ao momento sabe-se que já morreram 100 combatentes do Hezbollah, 9 soldados israelitas e 30 civis em território libanês. Segundo Sayyed Hassan, "é a primeira vez que algo assim acontece desde 2006". Na altura o conflito entre Israel e o Hezbollah durou 34 dias e resultou na morte de 1.200 pessoas no Líbano.

"Não temos medo da guerra. Aqueles que pensam em guerrear connosco irão arrepender-se. A guerra connosco terá um custo muito elevado", avançou o líder ao acrescentar que se Israel travar uma guerra contra o Líbano "não haverá limites, nem regras".

O discurso de Sayyed Hassan foi transmitido esta quarta-feira para marcar os quatro anos desde o assassinato de Qassem Suleimani – um comandante da Força Quds iraniana. Este é assim o terceiro discurso de Sayyed Hassan desde que a guerra entre Israel e o Hamas eclodiu a 7 de outubro.

O Hezbollah é uma organização muçulmana que controla o Líbano. Criado no início da década de 1980 pelo Irão, o grupo participa nas eleições nacionais desde 1992 e desde aí que se tornou uma presença política importante. Atualmente é designado como uma organização terrorista pelo Ocidente, Israel, países do Golfo Árabe e pela Liga Árabe.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela