Helicóptero envolvido em acidente em Washington estava em treino militar
A unidade do helicóptero UH-60 Black Hawk, do 12º batalhão de aviação, tem a missão de evacuar altos funcionários do governo norte-americano para um lugar seguro em caso de emergência.
As autoridades norte-americanas afirmaram que o helicóptero militar que colidiu com um avião de passageiros em Washington na quarta-feira estava numa missão de treino para evacuar membros do governo em caso de uma catástrofe ou ataque à Casa Branca.
O secretário de defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, disse à Fox News que o helicóptero estava a realizar um exercício de "continuidade do governo" projetado para ajudar os pilotos a "ensaiar coisas que possam ser refletidas num cenário do mundo real". Não foram dados mais detalhes sobre a operação, uma vez que Pete Hegseth considerou que poderia estar a entrar em "algo que seja confidencial".
A unidade do helicóptero UH-60 Black Hawk, do 12º batalhão de aviação, tem a missão de evacuar altos funcionários do governo norte-americano para um lugar seguro, como a Raven Rock Mountain na Pensilvânia, em caso de emergência.
O chefe de gabinete da diretoria de aviação do exército, Jonathan Koziol, já tinha referido na quinta-feira que a unidade se encontrava a fazer exercícios uma vez que "parte da sua missão é apoiar o Departamento de Defesa se algo realmente ruim acontecer nesta área, e precisamos mover os nossos líderes".
Fazer este tipo de testes num dia normal é extremamente importante porque "eles precisam de ser capazes de entender o ambiente, o tráfego aéreo, as rotas, para garantir uma viagem segura".
O acidente em que o voo da American Airlines colidiu com o helicóptero Black Hawk, levou à morte de todos os 67 passageiros do voo comercial e originou o acidente aéreo americano mais mortal em 16 anos.
Edições do Dia
Boas leituras!