Sábado – Pense por si

Milhares de pessoas fogem de enchentes na Austrália

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 02 de fevereiro de 2025 às 14:15
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Nas últimas 24 horas Queensland registou "chuvas recorde" e é previsto que continuem até segunda-feira.

Uma mulher morreu e milhares de pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas na zona norte de Queensland, Austrália, depois de chuvas torrenciais terem afetado a zona e criado inundações. 

A carregar o vídeo ...

As autoridades locais alertaram que as enchentes podem chegar até ao segundo andar e pediram às pessoas que abandonem as suas casas devido ao risco de morte.  

Milhares de pessoas que vivem na cidade de Townsville receberam ordens de evacuação até ao meio-dia de domingo e foram colocados mil sacos de areia na estrada para tentar bloquear a água da enchente. 

Nas últimas 24 horas Queensland registou "chuvas recorde" e é previsto que assim continuem até segunda-feira. Os metrologista locais acreditam que estas sejam as piores enchentes na região em mais de 60 anos, partes da estrada entre Townsville e o centro turístico de Cairns tiveram mesmo de ser cortadas, o que está a dificultar o acesso das equipas de resgate.  

O primeiro-ministro do estado de Queensland, David Crisafulli, referiu à emissora australiana ABC que o problema "não é só a intensidade, mas também a longevidade".