Secções
Entrar

Hamas libertou duas reféns norte-americanas

Diogo Barreto 20 de outubro de 2023 às 18:24

Israel confirmou a libertação das duas mulheres - mãe e filha - que tinham sido feitas reféns no ataque de 7 de outubro.

O Hamas libertou esta esta sexta-feira duas reféns, mãe e filha, por "motivos humanitários". A negociação foi mediada pelo Qatar.

REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

O porta-voz do Hamas, Abu Obeida, disse, citado pela agência Reters, que as duas cidadãs norte-americanas tinham sido detidas pelo grupo terrorista durante o ataque de 7 outubro e que estavam, desde então, detidas na Faixa de Gaza. 

O comunicado refere que as duas norte-americanas foram libertadas para "provar ao povo norte-americano e ao mundo que as acusações feitas por Biden e pela sua administração fascista são falsas e sem fundamento"

Israel confirmou a libertação das duas reféns.

No início desta semana, Abu Obeida afirmou que o Hamas pretende libertar os reféns estrangeiros detidos em Gaza quando as "condições no terreno" forem cumpridas.

O grupo extremista capturou, alegadamente, 200 pessoas no ataque de 7 de outubro, tendo outras milícias associadas ao ataque raptado outras 50. O porta-voz também informou que pelo menos 22 dos sequestrados foram mortos pelos bombardeios israelitas.

As milícias exigiram a libertação de milhares de prisioneiros palestinianos detidos nas prisões israelitas em troca do regresso dos reféns na Faixa de Gaza.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela