Secções
Entrar

Guterres pede às 20 principais economias do mundo ajuda para países em desenvolvimento

Lusa 14 de outubro de 2022 às 07:23

Guterres salientou que devem ser feitos esforços imediatos "para acabar com a subida do custo de vida e aumentar a liquidez nos países em desenvolvimento".

O secretário-geral da ONU pediu aos responsáveis das 20 principais economias mundiais uma recuperação económica inclusiva dos países em desenvolvimento atingidos pelos impactos da pandemia, da guerra na Ucrânia e da escalada das emergências climáticas.

REUTERS / Pedro Nunes

António Guterres fez este apelo numa carta enviada, na quinta-feira, aos ministros das Finanças e aos líderes dos bancos centrais do G20, em antecipação da reunião do grupo, no próximo mês, na ilha indonésia de Bali.

Estes acontecimentos mundiais, juntamente com o aumento do custo de vida, o agravamento das condições financeiras e o peso insustentável da dívida, "estão a causar estragos nas economias de todo o mundo", escreveu.

"O impacto destes choques agravantes nos países em desenvolvimento é ainda mais exacerbado por um sistema financeiro global injusto que assenta em análises de custo-benefício a curto prazo e privilegia os ricos sobre os pobres", considerou.

Guterres salientou que devem ser feitos esforços imediatos "para acabar com a subida do custo de vida e aumentar a liquidez nos países em desenvolvimento".

Nesse sentido, instou o G20 a abandonar o 'status quo', afirmando que o sistema da ONU e parceiros propuseram "um estímulo" para enfrentar a deterioração das condições de mercado e acelerar o progresso em direção aos objetivos de desenvolvimento da organização para 2030: acabar com a pobreza extrema, assegurar uma educação de qualidade para todas as crianças e alcançar a igualdade de género.

O estímulo apela a "um aumento maciço dos compromissos do setor público com o desenvolvimento, a atenuação humanitária e climática e a adaptação em apenas 2% do produto interno bruto (PIB) global", disse o secretário-geral.

E consiste em cinco recomendações: reforço imediato do alívio da dívida dos países vulneráveis, alavancagem de melhores empréstimos dos bancos de desenvolvimento, envolvimento de obrigacionistas privados e devedores soberanos nos esforços de alívio da dívida, reforço da liquidez dos países vulneráveis através de uma melhor utilização dos direitos de saque especiais, e alinhamento dos fluxos financeiros com os objetivos da ONU e o acordo de Paris de 2015 sobre as alterações climáticas, disse.

"Agora mais do que nunca, a liderança do G20 é necessária para conduzir o mundo" a superar a crise "mais profunda", frisou Guterres.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela