Secções
Entrar

Governo de Trump pondera lançar reality show onde imigrantes competem por cidadania americana

Luana Augusto 17 de maio de 2025 às 11:18

Intitulado de "The American", o programa iniciar-se-ia com a chegada de 12 participantes à Ilha Ellis, onde teriam de enfrentar vários desafios sobre a cultura americana. O prémio final seria a entrega de um passaporte americano no Capitólio.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará a considerar lançar umreality show,onde imigrantes competem entre si para conquistarem o direito à cidadania americana.

AP Photo/Alex Brandon

Intitulado de The American, o programa, idealizado pelo produtor de televisão canadiano Rob Worsoff, iniciar-se-ia, de acordo com um documento de apresentação obtido pelo Daily Mail, com a chegada de 12 participantes à Ilha Ellis - um ponto simbólico de entrada de imigrantes no país.

Depois disso, os participantes passariam pelos EUA num comboio com o nome do programa, tendo de enfrentar provas consideradas representativas da cultura americana como explorar ouro em São Francisco, conduzir um carro Ford em Detroit ou cortar madeira em Winscoin.

A cada episódio, haveria desafios, votações e eliminações e o prémio seria a entrega de um passaporte americano através de uma cerimónia nos degraus do Capitólio, em Washington. A proposta de programa sugere também como apresentadores os atores Sofia Vergara, Ryan Reynolds ou Mila Kunis, todos naturalizados nos EUA.

Ao Wall Street Journal, o produtor garantiu que este novo projeto tem como objetivo trazer esperança e fé e negou que a derrota neste reality show implicasse a deportação dos imigrantes.

"Não é uma versão de Jogos da Fome para imigrantes", disse Rob Worsoff ao Wall Street Journal, referindo-se à distopia em que adolescentes lutam até a morte. "Não é como se fossem mandados de volta de barco caso perdessem."

No entanto, a ideia ainda está a ser avaliada pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, segundo confirmou o porta-voz do órgão. Ao jornal The Washington Post o porta-voz adiantou ainda que a análise do projeto se encontra num estágio inicial, o que significa que ainda não houve um parecer negativo ou positivo.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que a proposta é oferecida a um governo americano. Segundo o criador deste reality show, a ideia já havia sido apresentada a administrações anteriores, como as de Barack Obama e de Joe Biden, mas a mesma acabou por não avançar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela