Secções
Entrar

Governador cristão de Jacarta condenado por blasfémia

09 de maio de 2017 às 07:34

"Ahok" pediu desculpa pelo comentário, mas tal não foi suficiente para conter a ira dos mais conservadores

Um tribunal da Indonésia condenou o governador cessante de Jacarta, da minoria cristã, a uma pena de dois anos de prisão por blasfémia. O colectivo composto por cinco juízes ordenou a prisão imediata do governador Basuki Tjahaja Purnama, conhecido como "Ahok".

"Ahok" foi julgado por blasfémia contra o Islão devido a uma declaração que fez no final de Setembro, em que classificou como errada a interpretação de alguns ulemás (teólogos muçulmanos) de um versículo do Alcorão segundo o qual um muçulmano só deve eleger um dirigente muçulmano.

O governador de Jacarta pediu desculpa pelo comentário, mas tal não foi suficiente para conter a ira dos mais conservadores, em particular da Frente de Defensores do Islão, um grupo que quer impor a lei islâmica ('sharia') na Indonésia.

"Ahok" anunciou que vai recorrer da decisão judicial para instâncias superiores. No exterior do tribunal, a norte de Jacarta, apoiantes de "Ahok" choraram e abraçaram-se após ser conhecida a decisão, enquanto se ouviam gritos de alegria por parte de membros de grupos conservadores islâmicos.

Cerca de 13 mil polícias foram destacados para a capital indonésia para evitar eventuais distúrbios entre partidários e opositores de "Ahok".

"Ahok" saiu derrotado nas eleições de Abril, mas o seu mandato de governador termina em Outubro.

O presidente do colectivo de juízes afirmou que o julgamento foi puramente criminal e que o tribunal discorda que tenha havido aspectos políticos no caso. A pena máxima para blasfémia na Indonésia é de cinco anos de prisão.

A Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo, da qual fazem parte cerca de 87% dos seus 260 milhões de habitantes.

Apesar de a maioria dos indonésios muçulmanos ser partidária da tolerância religiosa, o fundamentalismo tem ganhado força desde finais do século passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela