Sábado – Pense por si

Forças armadas russas com portas abertas em São Tomé

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 09 de maio de 2024 às 19:16

O acordo militar entre São Tomé e a Rússia foi conhecido esta semana. Assinado a 24 de abril, entrou em vigor no dia 5 de maio e prevê uma cooperação a longo prazo, com exercícios militares conjuntos e partilha de informações.

A realização de exercícios militares conjuntos, a formação e treino de quadros, visitas de navios e aviões militares, troca de "experiências e informação no combate à ideologia extremista e o terrorismo internacional" e a "pirataria" são algumas das "linhas de cooperação" do acordo militar entre a Rússia e São Tomé e Príncipe assinado em São Petersburgo a 24 de abril e que tem gerado polémica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.