Secções
Entrar

Foi eleita Sarah McBride, a primeira mulher trans no Congresso

Alexandre R. Malhado 06 de novembro de 2024 às 04:31

Foi a primeira mulher transgénero a estagiar na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama (2012), a primeira a discursar na Convenção Nacional do Partido Democrata (2016) e a primeira a ser eleita para o senado estadual.

Foi eleita para o Congresso a primeira pessoa abertamente transgénero. É Sarah McBride, tem 34 anos e é senadora do Estado de Delaware e candidata pelo Partido Democrata.

AP Photo/Pamela Smith

Foi um percurso feito de muitas "primeiras vezes". Foi a primeira mulher transgénero a estagiar na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama (2012), a primeira a discursar na Convenção Nacional do Partido Democrata (2016) e a primeira a ser eleita para o senado estadual (2020). Agora, como candidata democrata, foi eleita para a Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos.

McBride nasceu na populosa cidade de Wilmington, Delaware. Tornou-se porta-voz nacional da Human Rights Campaign, organização de defesa dos direitos LGBTQ. O presidente norte-americano Joe Biden, que conheceu quando trabalhava na Casa Branca, prefaciou o seu livro de memórias "Tomorrow Will Be Different: Love, Loss, and the Fight for Trans Equality" (Amanhã Será Diferente: Amor, Perda e a Luta pela Igualdade Trans), editado em 2018.

Um dos momentos mais marcantes da sua vida aconteceu há uma década: o seu marido Andrew Cray morreu, vítima de um cancro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela