Secções
Entrar

Filho de Trump e ex-director de campanha ouvidos em privado

22 de julho de 2017 às 09:34

Comité do Senado que investiga a interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 aceita que audiência não seja pública

O filho do presidente norte-americano e o seu antigo director de campanha estão a negociar serem ouvidos em privado pelo comité do Senado que investiga a interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ganhas por Donald Trump.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump Jr, filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, o genro Jared Kushner e o então director de campanha de Donald Trump Paul Manafort reuniram-se com a advogada Natalia Veselnitskaya, que alegadamente teria informações que podiam comprometer a rival política e candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

Na sexta-feira, o presidente da comité judiciário, o senador Chuck Grassley, um republicano do Iowa, disse que Donald Trump Jr e Paul Manafort estão em conversações sobre as audições, que vão realizar-se na próxima quarta-feira, assim como sobre a possibilidade de entregarem documentos.

Grassley disse que não iria forçar Trump Jr. e Manafort a testemunharem publicamente sobre a reunião com uma advogada russa na Trump Tower em Junho de 2016.

A advogada russa foi representante legal de uma unidade militar que está sob a alçada dos serviços secretos russos, foi divulgado na sexta-feira.

Segundo a agência noticiosa norte-americanaAssociated Press, que cita registos judiciais de 2011 e 2012, a advogada Natalia Veselnitskaya representou a unidade militar 55002, que é gerida pelo Serviço Federal de Segurança, a agência de serviços secretos russa conhecida pelas iniciais FSB e que sucedeu ao KGB, numa disputa legal relacionada com direitos de propriedade.

O caso acabaria por ser favorável à Agência Federal de Propriedade, que procurava recuperar um edifício que estava a ser ocupado pela unidade militar.

Veselnitskaya negou ter qualquer vínculo com o governo russo, embora o homem que promoveu o encontro ter afirmado que ela tinha informações através do procurador-geral da Rússia.

Este encontro intensificou as suspeitas sobre uma eventual ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de Novembro último e sobre um presumível conluio entre a Rússia e elementos da campanha presidencial de Trump.

No âmbito da investigação do dossier russo, Jared Kushner, genro e um dos conselheiros mais próximos de Donald Trump, será ouvido na segunda-feira, à porta fechada, diante do Comité dos Serviços de Inteligência do Senado (câmara alta do Congresso norte-americano).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela