Secções
Entrar

F-16 doados à Ucrânia chegam em duas semanas à Roménia

Andreia Antunes com Leonor Riso 30 de outubro de 2023 às 19:16

Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, frisa que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia não pode cair em esquecimento devido ao ataque terrorista a Israel.

Os aviões de combate F-16 doados pelos Países Baixos à Ucrânia vão chegar ao centro de treino na Roménia em duas semanas, referiu o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, esta segunda-feira.

REUTERS/Piroschka van de Wouw

"Os primeiros F-16 serão enviados para o centro de treino na Roménia nas próximas duas semanas e, nesse dia, estaremos prontos para continuar o treino", referiu Mark Rutte durante uma videoconferência com o presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky. 

"Espero que os mísseis Patriot sejam entregues em breve, para ajudar a Ucrânia no próximo inverno, o mesmo se aplica aos F-16", afirmou o primeiro-ministro.

A Dinamarca, a Noruega e a Bélgica anunciaram que também vão fornecer jatos F-16 à Ucrânia.

Durante a videoconferência, Mark Rutte mencionou a guerra entre Israel e o Hamas.

"O que está a acontecer em Gaza, o ataque terrorista a Israel e todas as consequências que daí advêm não nos podem distrair do que se passa entre a Ucrânia e a Rússia e do facto de estarem a lutar contra a agressão russa", afirmou. Acrescenta que "temos de nos certificar de que o mundo é capaz de se concentrar tanto na Ucrânia como, claro, no que está a acontecer agora no Médio Oriente".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela