Secções
Entrar

Irão atacou base aérea americana no Qatar 

Débora Calheiros Lourenço 23 de junho de 2025 às 18:05

As autoridades do Qatar afirmaram que sabiam que o ataque ia ocorrer e que não houve nenhuma vítima, uma vez que a base tinha sido anteriormente evacuada.

O Irão afirmou ter atacadas as forças americanas estacionadas na base aérea de al Udeid, no Qatar. O anúncio foi feito na televisão estatal com uma legenda onde foi afirmado que o ataque era "uma resposta poderosa e bem-sucedida das forças armadas o irão à agressão americana".  

Planet Labs PBC

Pouco tempo antes das explosões o seu presidente, Masoud Pezeshkian afirmou nas redes sociais: "Não iniciámos a guerra nem a procurámos. Mas não deixaremos a invasão ao grande Irão sem resposta". Na manhã de domingo os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares iranianas e, no mesmo dia, Israel atacou o portão de uma prisão em Teerão famosa por ser o local para onde são enviados vários ativistas e oponentes políticos do regime.  

As várias ameaças iranianas já tinham levado o Qatar a fechar o seu espaço aéreo.  

Segundo as últimas declarações do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed Al Ansari, não existiram vítimas: "A base tinha sido evacuada anteriormente, seguindo as medidas de segurança e precaução estabelecidas, dadas as tensões na região". Majed Al Ansari também alertou para a escalada do conflito israelita na região e pediu "o fim imediato de todas as ações militares e um regresso sério à mesa de negociações".

As tensões entre os Estados Unidos e o Irão têm escalado rapidamente, apesar de representantes dos dois países terem mantido algumas conversações sobre o programa nuclear nos últimos meses, e estra segunda-feira Donald Trump sugeriu mesmo que pode haver uma mudança de regime no país: "Se o atual regime iraniano não for capaz de tornar o Irão grande novamente, por que vão haveria uma mudança de regime?", escreveu na sua rede social Truth Social. A Casa Branca já referiu que o presidente norte-americano "apenas levantou uma questão", mas as declarações não foram bem recebidas pelos iranianos que já recusaram negociar e ameaçaram retaliar diretamente contra tropas americanas ou contra os interesses americanos no Médio Oriente.  

Apesar de a recente tensão e do possível ataque o Qatar mantém relações diplomáticas com Teerão além de partilharem um enorme campo de gás natural offshore. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela