Secções
Entrar

Ex-chefe da inteligência da Coreia do Sul detido por declaração de lei marcial

Lusa 12 de novembro de 2025 às 08:17

Cho Tae-yong é acusado de ter conhecimento prévio dos planos de Yoon de declarar a lei marcial e de não os ter comunicado ao parlamento.

O ex-diretor do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla inglesa) da Coreia do Sul foi hoje detido por acusações relacionadas com a declaração da lei marcial, há quase um ano.
Protesto pede o impeachment de Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul AP Photo/Ahn Young-joon
A detenção ocorreu após um tribunal sul-coreano aprovar a prisão de Cho Tae-yong nas primeiras horas da manhã, por o Ministério Público recear que o acusado destruísse provas relacionadas com a breve imposição da lei marcial pelo ex-presidente Yoon Suk-yeol, informou a agência de notícias local Yonhap. O ex-chefe da inteligência é acusado de ter conhecimento prévio dos planos de Yoon de declarar a lei marcial, em 03 de dezembro de 2024, e de não os ter comunicado ao parlamento. Negligência no cumprimento do dever, perjúrio e destruição de provas estão entre as acusações mais graves que Cho enfrenta em tribunal. A detenção ocorre após a equipa do procurador especial sul-coreano que investiga Yoon ter apresentado acusações adicionais contra o ex-líder na segunda-feira, incluindo abuso de poder e colaboração com o inimigo. Yoon é acusado de enviar 'drones' para a Coreia do Norte para provocar uma reação de Pyongyang que lhe permitisse declarar lei marcial. O ex-líder enfrenta múltiplas acusações como parte da investigação conduzida pela equipa especial, liderada pelo procurador Cho Eun-suk, sobre a imposição do regime de exceção. Yoon, formalmente destituído do cargo no início de abril, enfrenta outros dois julgamentos paralelos: um por insurreição e abuso de poder decorrentes de declaração inconstitucional de lei marcial, e outro relacionado com as ações antes e depois da declaração.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela