Secções
Entrar

EUA têm “imensas provas” de que coronavírus vem de laboratório em Wuhan

03 de maio de 2020 às 17:33

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, afirmou hoje que existe um "número significativo de provas" de que o novo coronavírus é proveniente de um laboratório de Wuhan.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, afirmou hoje que existe um "número significativo de provas" de que o novo coronavírus é proveniente de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, local de origem da pandemia.

"Existem imensas provas de que foi de lá que partiu", insistiu o secretário de Estado dos Estados Unidos numa entrevista à emissora ABC, recusando dizer se pensava que o vírus tinha sido libertado intencionalmente por Pequim.

"A China é conhecida pela sua propensão para infetar o mundo e por utilizar laboratórios que não respeitam as normas", disse, adiantando: "Não é a primeira vez que o mundo é ameaçado por vírus de laboratórios chineses".

Mike Pompeo afirmou ainda lamentar a falta de cooperação das autoridades chinesas para se esclarecer a origem da pandemia.

"Eles continuam a impedir o acesso aos ocidentais, aos melhores médicos", criticou. "Temos de poder ir lá, ainda não temos as amostras do vírus que precisamos", defendeu.

Na quinta-feira, o presidente Donald Trump ligou o novo coronavírus ao Instituto de Virologia de Wuhan e ameaçou a China com sanções, mas no dia seguinte a Organização Mundial de Saúde (OMS) reafirmou que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19 que já fez mais de 243.000 mortos e infetou pelo menos 3,4 milhões de pessoas, é de "origem natural".

"Quanto à origem do vírus em Wuhan, ouvimos muitos cientistas que o estudaram e temos a certeza de que é de origem natural", afirmou o diretor dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan.

No entanto, a organização apelou à China para que a envolva nas investigações sobre a origem do novo coronavírus e explicou que o principal objetivo passa por "compreender plenamente o vírus", nomeadamente "a transmissão entre animais e seres humanos e como foi ultrapassada a barreira entre a espécie animal e a humana".

A epidemia afeta 195 países e territórios em todo o mundo, mas os Estados Unidos são o país com mais mortos (66.385) e mais casos de infeção confirmados (mais de 1,1 milhões).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela