Secções
Entrar

EUA ordenam transferência da embaixada em Kiev

Diogo Barreto 14 de fevereiro de 2022 às 20:23

Foi ordenado que a embaixada norte-americana fosse transferida para Lviv e que fossem destruídos documentos e computadores na sede.

Os Estados Unidos ordenaram a evacuação da embaixada norte-americana na capital ucraniana, Kiev, pedindo que a mesma seja transferida temporariamente para Lviv, informou o secretário de estado norte-americano Antony Blinken esta segunda-feira, devido à "aceleração dramática" da situação na fronteira com a Ucrânia. Foi ainda pedido que fossem destruídos os documentos e computadores na embaixada. 

Joe Biden Reuters

Esta decisão da mudança da representação diplomática acontece depois de os norte-americanos terem admitido a possibilidade de a guerra poder começar a qualquer hora, depois de a Rússia ter juntado mais de 100 mil tropas na fronteira ucraniana. 

"Estamos em processo de mudança temporária das operações da embaixada em Kiev para Lviv", a cerca de 70 quilómetros da fronteira com a Polónia, explicou Antony Blinken, citado em comunicado de imprensa.

"A embaixada permanecerá em contacto com o governo ucraniano, mas exortamos fortemente qualquer cidadão norte-americano que ainda esteja na Ucrânia a deixar o país imediatamente", acrescentou.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos referiu ainda que se mantêm os "intensos esforços diplomáticos para reduzir a escalada da crise".

"Pretendemos recolocar o pessoal na embaixada assim que as condições o permitam", frisou o secretário de Estado.

O ‘staff’ da embaixada norte-americana na capital ucraniana já tinha sido reduzido ao mínimo quando os Estados Unidos determinaram a saída da maioria dos diplomatas este fim de semana e encerraram os serviços consulares em Kiev.

Uma pequena presença consular já tinha sido montada em Lviv, apenas para emergências.

Na embaixada em Kiev, um segurança ucraniano disse à agência AFP que todos os norte-americanos tinham saído do edifício e que este se encontrava encerrado, sendo que nenhuma bandeira dos EUA era visível.

Numa altura em que se intensificam os receios de um conflito armado, sobretudo à luz do alerta dos Estados Unidos da América (EUA) de que um ataque russo pode acontecer "a qualquer momento", o governo russo disse hoje que há ainda uma "oportunidade" de resolver a crise na Ucrânia através de canais diplomáticos.

As oportunidades de diálogo "não estão esgotadas, (mas) não devem durar indefinidamente", disse o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, acrescentando que Moscovo está "pronto para ouvir contrapropostas sérias".

O chefe da diplomacia russa referiu que os EUA se mostraram disponíveis para um diálogo sobre limites para instalação de mísseis na Europa, restrições a exercícios militares e outras medidas de confiança.

Lavrov sinalizou assim a intenção do Kremlin de permanecer na via diplomática, embora os Estados Unidos tenham avisado que Moscovo poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento.

Moscovo nega qualquer intenção bélica, mas associa uma desescalada a uma série de exigências com as quais quer que os ocidentais se comprometam.

A principal reivindicação da Rússia são garantias do Ocidente de que a NATO não permitirá que a Ucrânia e outras ex-repúblicas soviéticas se juntem como membros, e de que a Aliança irá suspender o envio de armas para a Ucrânia e retirar as suas forças da Europa de Leste.

Embora a NATO se recuse a fechar a porta à Ucrânia, a aliança também não tem intenção de avançar com a integração deste ou outro país da ex-União Soviética tão cedo. Alguns analistas lançaram ideias como uma moratória sobre a expansão da NATO ou um estatuto neutro para a Ucrânia para desanuviar as tensões.

Realizaram-se várias rondas de conversações de dirigentes dos países ocidentais com a Ucrânia e com a Rússia nas últimas semanas, mas não conduziram a um compromisso.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela