Secções
Entrar

EUA. O que pensam os republicanos das alterações climáticas?

Débora Calheiros Lourenço 24 de agosto de 2023 às 21:12

Entre os oito candidatos republicanos nenhum concordou que as alterações climáticas eram causadas por ações humanas e apenas um considerou que são reais.

Na noite de quarta-feira ocorreu o primeiro debate nos Estados Unidos entre os candidatos às primárias do Partido Republicano e a grande ausência foi Donald Trump, que lidera de forma destacada a corrida às presidenciais do próximo ano.

REUTERS/Jonathan Ernst

Ron DeSantis, Tim Scott, Nikki Haley, Vivek Ramaswamy, Chris Cristie, Doug Brugum, Mike Pence e Asa Hutchinson marcaram presença no Fiserv Forum, em Wisconsin, e um dos momentos mais esclarecedores aconteceu passados 20 minutos de debate.

"Os humanos contribuíram para as mudanças climáticas?" esta foi a pergunta lançada por um dos moderadores daFox News. De seguida foi transmitido um vídeo dos Young Americans for Freedom, uma organização conservadora de jovens ativistas, onde era referido que o clima era a questão que mais importava para os jovens.

Nenhum dos candidatos concordou que as alterações climáticas eram causadas por ações humanas e na discussão seguinte apenas um considerou que as alterações climáticas são reais. Ainda assim Nikki Haley, a ex-embaixadora da ONU que concordou que as alterações climáticas são reais, defendeu que poderiam ser controladas se a China e a Índia reduzissem as suas emissões de carbono.

Já Tim Scott, senador da Carolina do Sul, defendeu que a redução da pegada de carbono dos Estados Unidos foi algo que prejudicou a economia do país e o colocou em desvantagem a nível global. Para este candidato a solução poderia passar por trazer certos empregos "da China para casa", o que ajudaria a diminuir o impacto da economia chinesa na poluição e revitalizava os Estados Unidos.

Vivek Ramaswamy, um milionário da área da biotecnologia novato na política caracterizou as alterações climáticas como uma farsa: "A realidade é que a agenda anticarbono é o cobertor molhado sobre a nossa economia. Mais pessoas estão a morrer devido a más práticas políticas para combater as alterações climáticas do que realmente devido às alterações climáticas". Apesar de ter sido vaiado pelo público depois desta intervenção, continuou a defender o seu ponto e garantiu que era o único entre os candidatos que "não foi comprado e pago".

A discussão teve lugar poucos dias depois dos incêndios florestais que deflagraram no Havai terem levado à morte de mais de cem pessoas enquanto outras centenas continuam desaparecidas e a Califórnia foi atingida pela primeira tempestade tropical em 80 anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela