Secções
Entrar

EUA destroem barcos dos rebeldes Hutis no Mar Vermelho

Ana Bela Ferreira 31 de dezembro de 2023 às 12:37

Pequenas embarcações dos rebeldes iemenitas tentaram sabotar cargueiro da Maersk. Grupo tem atacado navios no Mar Vermelho em apoio ao Hamas.

A marinha dos EUA afundou, este domingo, três embarcações dos rebeldes Hutis que dispararam contra um navio cargueiro da Maersk Hangzhou quando fazia a travessia do Mar Vermelho. Os rebeldes iemenitas têm lançado vários ataques nesta zona de acesso ao Canal do Suez, por onde passa 12% do comércio marítimo mundial, em apoio ao Hamas.

REUTERS/Khaled Abdullah/File Photo

Quatro embarcações dos Hutis chegaram a estar a poucos metros do cargueiro. A marinha norte-america refere que respondeu a um pedido de socorro, tendo enviado helicópteros para o local. Alegam que depois de terem sido recebidos com tiros, afundaram três das embarcações "em auto-defesa". As tripulações não sobreviveram ao ataque e o quatro barco fugiu do local.

Desdenovembro que os Hutis têm atacadonavios no Mar Vermelho, o que levou à criação de uma task-force internacional que tenta manter a funcionar a ligação marítima com a Europa, através do Canal do Suez, no Egipto. O grupo de rebeldes apoiados pelo Irão alega estar a defender os palestinianos atacados em Gaza por Israel e tenta desta forma destabilizar o comércio mundial e forçar um cessar-fogo no conflito.

Nos ataques que têm levado a cabo, os Hutis reclamam estar apenas a atacar as embarcações ligadas a Israel. Porém, alguns dos ataques parecem não ter ligação direta ao conflito. O ataque deste domingo, dirigido ao cargueiro da Maersk Hangzhou que está registado em Singapura e é operado e detido por uma empresa dinamarquesa, parece ser um desses casos.

Depois do ataque de hoje, a Maersk anunciou que vai suspender novamente as rotas pelo Mar Vermelho, desta vez por 48 horas. É que este foi o segundo dia consecutivo de ataques aos seus navios - ontem foram disparados mísseis contra outro cargueiro.

Segundo um comunicado do Comando Central dos EUA, os Hutis atacaram o cargueiro perto das 6h30 (3h30 em Lisboa), tendo chegado a tentar "entrar a bordo". A tripulação do cargueiro pediu socorro e a equipa de segurança respondeu aos disparos, descreve ainda o comunicado.

Os helicópteros "devolveram fogo em auto-defesa, afundando três dos quatros pequenos barcos, e matando as tripulações". Acrescentando que o quatro barco fugiu da zona.

Desde que foi lançada a task-force internacional, a 18 de dezembro, o ataque com mísseis que aconteceu no sábado foi o primeiro bem-sucedido pelos rebeldes iemenitas. Desde 19 de novembro que os Hutis já lançaram 24 ataques a navios que cruzam o Mar Vermelho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela