Secções
Entrar

Escoteiros portugueses na Coreia do Sul estão bem e a serem transferidos para Seul

Lusa 08 de agosto de 2023 às 11:02

Henrique Ramos explicou que os participantes na atividade, que junta 43.000 escoteiros, "estão a ser transportados em cerca de 900 autocarros disponibilizados pelo governo da Coreia do Sul, que desde o início se envolveu no processo".

Os 762 escoteiros portugueses que participam no Jamboree Mundial estão bem e a serem retirados, tal como todos os participantes, de Saemangeum para Seul, devido à aproximação de um tufão, garantiu esta terça-feira o Corpo Nacional de Escutas (CNE).

REUTERS/Kim Hong-Ji

"Os participantes continuam a ser transportados para Seul, onde a atividade deverá continuar, naturalmente, em moldes diferentes, até sábado. Os escoteiros portugueses estão todos bem", disse o responsável pelo gabinete de imprensa do CNE à agência Lusa.

Henrique Ramos explicou que os participantes na atividade, que junta 43.000 escoteiros, "estão a ser transportados em cerca de 900 autocarros disponibilizados pelo governo da Coreia do Sul, que desde o início se envolveu no processo".

"Com esta mudança de local, que todos compreendem, a organização foi obrigada a encontrar um programa alternativo e complementar, uma vez que o facto de não estarem em campo, impede a realização de muitas das atividades previstas", referiu.

Segundo Henrique Ramos, em Seul, os escoteiros irão ficar alojados maioritariamente em escolas e recintos desportivos, um pouco à semelhança do que aconteceu na semana passada em Lisboa com Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que a capital sul-coreana receberá em, 2027.

A decisão de transferir a atividade para Seul, que fica a cerca de 200 quilómetros de Saemangeum, foi tomada na segunda-feira devido à aproximação do tufão Khanun, mas o evento, que junta escoteiros de todo o mundo, já tinha sido alvo de críticas, sobretudo devido às más condições de higiene.

Durante o fim de semana, milhares de participantes, incluindo 4.000 britânicos e 1.500 norte-americanos, abandonaram o encontro prematuramente devido ao calor extremo e à má organização.

De acordo com as autoridades locais e os organizadores, cerca de 600 participantes sofreram uma insolação ou outras doenças relacionadas com as temperaturas tórridas.

Sob a égide da Federação Escutista de Portugal, FEP, participam na maior atividade escotista mundial 762 portugueses, com idade superior a 14 anos, associados do CNE e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

O 25.º Jamboree, que tem como tema Draw your dream (desenha o teu sonho), é organizado pelo governo da Coreia do Sul e pela Associação dos Escuteiros da Coreia, conjuntamente com a Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela