Secções
Entrar

Enviar tropas para a Síria seria "um erro", avisa Obama

24 de abril de 2016 às 10:40

Presidente dos EUA acredita que pode ser feita pressão "sobre todas as partes", para que se "sentem à mesa e tentem negociar uma transição"

 O Presidente norte-americano, Barack Obama, reiterou que seria "um erro" enviar tropas para a Síria, onde o regime de Bachar al-Assad multiplica os bombardeamentos contra os baluartes rebeldes. "Seria um erro", da parte dos Estados Unidos, do Reino Unido ou de toda a aliança de países ocidentais, "enviar tropas para o terreno e derrubar o regime de Assad", declarou Barack Obama, numa entrevista ao canal televisivo britânico BBC News.

 

O chefe de Estado norte-americano acredita que, internacionalmente, pode ser feita pressão "sobre todas as partes", para que se "sentem à mesa e tentem negociar uma transição".

 

Obama fazia referência à Rússia e ao Irão, principais aliados do regime de Bachar al-Assad, e à oposição moderada síria. Para o Presidente dos Estados Unidos, uma "solução militar" não permite resolver "os problemas de longo prazo" da Síria.

 

Um cessar-fogo entre as forças do regime sírio e os grupos rebeldes moderados, negociado pelos Estados Unidos e pela Rússia, entrou em vigor a 27 de Fevereiro e, no início, contribuiu para a diminuição dos confrontos na Síria.

 

Contudo, os ataques voltaram a intensificar-se, com os bombardeamentos do regime sírio contra áreas controladas pelos rebeldes a causarem, nos últimos dois dias, mais de 50 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela