Elon Musk diz usar cetamina para tratar a depressão
A euforia despropositada, o discurso incoerente e os óculos escuros para esconder os olhos levantam suspeitas sobre o uso de drogas. O magnata da tecnologia admite que sofre de depressão e que toma cetamina, um tranquilizante para cavalos, altamente viciante.
Com um look de estrela rock, de boné preto e óculos de sol espelhados, Elon Musk saiu da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), em Maryland, nos Estados Unidos, a dar socos no ar com uma energia eletrizante. Antes, o presidente da Argentina, Javier Milei, oferecera-lhe uma "motosserra da burocracia", como uma metáfora para os cortes nos gastos públicos.
O CEO da Tesla e da SpaceX, que se tornou o conselheiro mais influente do Presidente dos Estados Unidos, estava eufórico com a ferramenta elétrica gigante, que tinha gravada a frase 'Viva la libertad, carajo' – a que Milei usou durante a sua bem-sucedida corrida à presidência da Argentina, em 2023. Musk adora excentricidades e numa ocasião levou um lança-chamas para uma entrevista com o rei do podcast Joe Rogan e começaram os dois a fumar canábis. Só que isso foi em 2018 quando Musk era apenas o homem mais rico do mundo. Agora ele é o chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Donald Trump.
"A minha mente é uma tempestade"
Em vez de se moderar, Musk, de 53 anos, aumentou o seu comportamento errático e narcisista, um facto que parece ser confirmado pela cantora Grimes, sua ex-namorada e mãe de três dos seus 13 filhos. No mesmo dia em que ele se divertia com a motosserra, a estrela pop canadiana – cujo nome verdadeiro é Claire Boucher – recorreu ao X para implorar que Musk respondesse às mensagens, e-mails e telefonemas sobre uma "crise médica" de uma das crianças: X Æ A-Xii, Exa Dark Sideræl ou Techno Mechanicus. Grimes já havia criticado as habilidades parentais de Musk, quando ele levou X Æ, de 4 anos, à Sala Oval para uma conferência de imprensa com o presidente Trump, num registo que se tornou viral.
Quem ouviu a sua "desconexa" entrevista na CPAC, sobre os controversos cortes orçamentais e a guerra na Ucrânia, notou que o seu discurso teve várias incoerências, revelando até dificuldades para construir uma frase inteligível, o que levantou questões sobre a sua saúde mental. "Tornei-me um meme. A minha mente é uma tempestade", disse. No X, houve quem especulasse que estaria drogado, provavelmente com cetamina, o que pode ser explicado não apenas pelos gestos despropositados, mas por nunca ter tirado os óculos escuros, talvez para esconder os movimentos rápidos dos olhos ou as pupilas dilatadas.
Vomitar de ansiedade
Musk garante que não bebe álcool, mas admite usar regularmente cetamina, um tranquilizante para cavalos e um analgésico poderoso, que se tornou popular entre os consumidores de drogas recreativas, pelos efeitos colaterais alucinogénios e pelo estado de transe que produz. O magnata da tecnologia disse que o obtém mediante prescrição de "um médico a sério", embora nos EUA seja uma substância controlada por ser altamente viciante.
Numa entrevista, em 2024, o milionário explicou que usa "uma pequena quantidade uma vez a cada duas semanas" para tratar a depressão: "Há momentos em que tenho uma espécie de reação negativa no meu cérebro, como depressão, eu acho, mas depressão que não está ligada a nenhuma notícia negativa. E a cetamina é útil para nos tirar do quadro mental negativo". Musk entende que a sua depressão é genética e acrescentou que não acredita que o consumo de cetamina afete as suas empresas ou os seus contratos governamentais.
Questionado sobre se abusava da droga, respondeu: "Acho que não. Se usares muita cetamina, não consegues trabalhar, e eu trabalho muito, normalmente 16 horas por dia". Elon Musk é um super workaholic que dorme "feliz" no seu escritório. Uma biografia, publicada em 2023, revelou que ele às vezes ficava com tanta adrenalina que permanecia acordado a noite toda e acabava por vomitar de ansiedade.
Edições do Dia
Boas leituras!