Secções
Entrar

É oficial. Guterres aclamado como novo secretário-geral da ONU

13 de outubro de 2016 às 15:34

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de Dezembro de 2021

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, na sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 5 de Outubro. António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de Dezembro de 2021.

Reunido em plenário, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o órgão que agrega os 193 Estados do mundo confirmou esta quinta-feira o que se previa, formalizando a eleição do ex-alto-comissário para os Refugiados como novo secretário-geral da organização internacional, a entrar em funções a partir de 1 de Janeiro de 2017.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, destacou, por seu lado, a "evolução" no processo de eleição", que ficou mais "transparente".

A sessão começou com um minuto de silêncio em memória do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos, que morreu depois de uma longa doença, pondo fim a um reinado de sete décadas em que personificou a unidade do país.

Seguiu-se uma declaração do presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o "apoio incondicional" a Guterres.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou formalmente o ex-governante português após seis votações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela