Secções
Entrar

Donald Trump proíbe a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de 12 países

Luana Augusto 05 de junho de 2025 às 17:55

Medida entra em vigor a partir da próxima segunda-feira e visa turistas provenientes de países como Guiné Equatorial, Afeganistão ou Irão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu esta quarta-feira (5) a entrada nos Estados Unidos de naturais de 12 países. Esta proibição irá afetar cidadãos da Guiné Equatorial, Afeganistão, Irão, Líbia, República do Congo, Haiti, Myanmar, Somália, Sudão, Iémen, Chade e Eritreia. "Não os queremos", reiterou o republicano.

AP Photo/Alex Brandon

Além destes países, esta medida - que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, 9 de junho, pelas 00h01 - irá também limitar parcialmente a entrada de pessoas provenientes de Cuba, Venezuela, Serra Leoa, Burundi, Laos, Togo e Turquemenistão. 

"Devo atuar para proteger a segurança nacional e os interesses nacionais dos Estados Unidos e do seu povo", considerou Donald Trump num vídeo gravado na Sala Oval e que foi partilhado pela Casa Branca na rede social X.

No início desta semana, o republicano já havia culpado as políticas migratórias do ex-presidente Joe Biden, isto porque no domingo um homem, no Colorado, lançou cocktails molotov contra uma multidão que exigia a libertação dos reféns detidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.

"No século XXI, fomos testemunhas de um atentado terrorista que se seguiu após um outro levado a cabo por estrangeiros  - que ficaram mais tempo do que o permitido e que vêm de lugares perigosos de todo o mundo. E tudo graças às políticas de portas abertas de Biden. Hoje em dia, há milhões e milhões de ilegais que não deveriam estar no nosso país", defendeu. "Não deixaremos que o que aconteceu na Europa ocorra nos Estados Unidos."

Ao que tudo indica, o suspeito do ataque de domingo seria natural do Egito e havia entrado "ilegalmente" nos Estados Unidos com um visto de turista. Trump usa, por isso, este episódio como pretexto para esta nova medida.

"O recente atentado terrorista em Boulder [Colorado] destacou o perigo extremo para o nosso país da entrada de cidadãos estrangeiros que não foram devidamente investigados, assim como aqueles que aqui chegam como turistas temporários e ficam mais tempo do que o permitido", sublinhou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela