Secções
Entrar

Damasco exige retirada das forças turcas de Idlib

14 de outubro de 2017 às 21:30

As autoridades sírias exigiram hoje a saída "de maneira imediata" das forças turcas destacadas em Idlib, no noroeste da Síria.

As autoridades sírias exigiram hoje a saída "de maneira imediata" das forças turcas destacadas em Idlib, no noroeste da Síria, dois dias depois de um contingente militar turco ter sido destacado para monitorizar um cessar-fogo.

Num comunicado citado pela agência oficial síria, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio afirmou que a acção das unidades turcas "é uma clara agressão" que "o regime turco não pode justificar".

"Condenamos nos termos mais enérgicos" a incursão das unidades turcas na província de Idlib.

A Turquia justificou o destacamento com a necessidade de instalar "postos de observação", no âmbito do acordo alcançado em maio para a criação de "zonas de redução da tensão" para permitir a declaração de tréguas.

O acordo, concluído entre a Turquia, que apoia os rebeldes, e a Rússia e o Irão, aliados do regime sírio, prevê quatro "zonas de redução da tensão": Idlib, Ghuta, perto de Damasco, Homs (centro) e Sul.

"Esta agressão turca não tem nada a ver, nem de perto nem de longe, com os acordos" sobre zonas seguras e constitui "mesmo uma violação desses acordos", afirmou o regime.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela