Secções
Entrar

Críticas a Warren e destituição de Trump dominam debate democrata nos EUA

16 de outubro de 2019 às 07:23

Quarto debate dos candidatos às eleições primárias do Partido Democrata não esqueceu o inquérito para a destituição do presidente norte-americano, Donald Trump.

A senadora Elizabeth Warren foi o principal alvo dos ataques no quarto debate dos candidatos às eleições primárias do Partido Democrata, marcado pela defesa de um inquérito para a destituição do Presidente norte-americano, Donald Trump.

As críticas à senadora do Massachusetts demonstraram que os candidatos olham cada vez mais para Elizabeth Warren como a favorita para vencer as primárias, em detrimento do ex vice-Presidente Joe Biden.

O ‘mayor’ de South Bend (estado de Indiana), Pete Buttigieg, e a senadora Amy Klobuchar criticaram o plano de Warren sobre o sistema de saúde. Já o ex-congressista Beto O'Rourke atacou Warren sobre a intenção de criar um imposto sobre a riqueza.

"Às vezes penso que a senadora Warren está mais focada em punir uma parte do país, do que em garantir que podemos ajudar as pessoas", disse O'Rourke. Ao que Warren respondeu: "a ideia de alguém pensar que eu sou punitiva deixa-me atordoada".

Nas últimas semanas, a senadora do Massachusetts subiu nas sondagens nos principais estados e esteve à frente de Biden em algumas pesquisas nacionais, por isso vários dos candidatos da ala moderada do partido evitaram criticar o ex-vice-Presidente, em relação ao caso do filho Hunter Biden, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump.

Trump e membros do Partido Republicano têm levantado suspeitas de corrupção contra Hunter Biden, que fez parte do conselho de administração de uma empresa de gás ucraniana (Burisma), entre 2014 e o corrente ano.

"O meu filho não fez nada errado, eu não fiz nada errado. [Quando eu era vice-Presidente] segui a política do Governo dos Estados Unidos para combater a corrupção na Ucrânia", disse Biden, durante o debate.

Este foi o primeiro debate dos candidatos democratas, depois de a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ter anunciado, no final de setembro, a abertura de um inquérito para a destituição do Presidente norte-americano.

Os candidatos também condenaram a decisão de Trump de retirar as tropas norte-americanas do norte da Síria, pouco antes da ofensiva da Turquia contra os curdos, com o senador Bernie Sanders a declarar que Ancara "já não é uma aliada dos Estados Unidos" por estar a cometer "assassínios em massa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela