Secções
Entrar

Covid-19. Reino Unido vai oferecer 3.ª dose da vacina no outono

Diogo Camilo 05 de maio de 2021 às 09:49

Britânicos vão poder receber uma terceira dose da vacina, numa tentativa do Reino Unido erradicar a doença até ao Natal. País está ainda a estudar vacinas vacinas especificamente modificadas para atacar novas variantes.

O Reino Unido vai oferecer uma terceira dose da vacina contra a covid-19 no outono, numa tentativa de erradicar as infeções pelo novo coronavírus no país até ao Natal. Está também a ser estudada a opção de administrar vacinas que eliminem o perigo da propagação de novas variantes do vírus.

Boris Johnson - vacina Covid-19 Reuters

De acordo com o The Times, estão a ser conduzidos ensaios com as duas opções: a primeira envolve vacinas especificamente modificadas para atacar novas variantes, a segunda passa por administrar uma terceira dose das três vacinas atualmente em uso no país – da Pfizer/BioNTech, da Oxford e AstraZeneca e da Moderna.

Na semana passada, o co-fundador da BioNTech que ajudou a criar a vacina da Pfizer, Ugur Sahin, avançou que será necessária uma dose adicional para reativar a vacina, seis meses a um ano após a segunda dose, uma vez que a imunidade conferida pelas duas doses diminui ao longo de meses. O imunologista indicou também que provavelmente a vacina também precisará de doses sucessivas a cada ano ou ano e meio, algo que já acontece com a vacina da gripe.

"Vamos precisar de uma terceira dose para aumentar novamente a imunidade e aproximá-la de 100%", afirmou Sahin, lembrando que a eficácia da vacina é de 95% após a administração de duas doses, com 21 dias de intervalo.

Até ao momento, quase 35 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, entre uma população de 67 milhões. O país realizou acordos com farmacêuticas para a compra de 510 milhões de doses de oito diferentes vacinas, algumas ainda em desenvolvimento.

O Reino Unido vai ainda comprar mais 60 milhões de doses da vacina da Pfizer e BioNTech, revelou na passada semana o ministro da Saúde, Matt Hancock, o que irá permitir ao país mais do que duplicar a sua reserva de vacinas em relação à população. Ao todo, o país comprou mais de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela