Secções
Entrar

Covid-19: El Salvador proíbe entrada de pessoas da Alemanha e França

08 de março de 2020 às 11:49

Bukele já tinha também proibido a entrada a pessoas que chegassem da China, Coreia do Sul, Itália e Irão.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ordenou a proibição da entrada de pessoas provenientes da Alemanha e de França, numa medida contra a propagação do novo coronavírus, Covid-19, noticia a agência France-Presse (AFP).

"A direção para as migrações tem ordens para proibir a entrada no país a pessoas da Alemanha ou de França", anunciou Bukele, no sábado à noite, na sua conta na rede social Twitter.

Bukele já tinha também proibido a entrada a pessoas que chegassem da China, Coreia do Sul, Itália e Irão.

Os cidadãos salvadorenhos ou funcionários diplomáticos que chegarem da Alemanha ou de França terão que respeitar "uma quarentena de 30 dias" para garantir que não sejam portadores do novo coronavírus, disse o Presidente.

"Os meios de verificação de sintomas e monitorização da saúde de pessoas que chegam de qualquer país que relatou casos de coronavírus também devem ser fortalecidos", acrescentou Bukele.

El Salvador está a redobrar a sua vigilância nas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas para combater a epidemia.

Nayib Bukele ordenou ainda que o Aeroporto Internacional Monsenhor Óscar Arnulfo Romero (sudeste), o principal do país, passe por uma "limpeza completa" diária, como medida preventiva.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou cerca de 3.600 mortos entre mais de 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, cerca de 60 mil recuperaram.

Depois de a China ter colocado 60 milhões de pessoas em quarentena para tentar travar a epidemia, a Itália anunciou uma medida idêntica no norte do país, que pode afetar cerca de 16 milhões de pessoas em cidades como Milão, Veneza ou Parma.

A Itália registou já 233 mortos em quase seis mil pessoas detetadas com o novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Em Portugal, estão confirmados 21 casos de infeção e o Governo anunciou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.

No sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o risco da epidemia em Portugal poderá ser reavaliado nas próximas horas, e levar à adoção de novas medidas excecionais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela