Secções
Entrar

Corina Machado deu medalha a Trump e Comité Nobel deixou aviso

Luana Augusto 16 de janeiro de 2026 às 10:04

Opositora venezuelana foi a Washington oferecer o prémio ao presidente norte-americano, que nunca escondeu o desejo de receber o Nobel da Paz.

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, revelou que do Nobel da Paz a Donald Trump. O episódio aconteceu na quinta-feira, durante o encontro entre ambos na Casa Branca, o que não parece ter agradado o comité Nobel, que entretanto já veio a criticar o sucedido.
María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump e explica porquê
Numa publicação feita na rede social X, o comité reiterou que, embora muitos prémios "tenham sido repassados" após a morte do vencedor, os títulos "não podem ser revogados, compartilhados ou transferidos a terceiros". "Uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado com o Prémio Nobel da Paz não pode." Corina Machado não parece ter dado, contudo, ouvidos ao comité e decidiu mesmo assim oferecer a sua medalha ao presidente dos Estados Unidos: justificou o gesto com a vontade de transformar a Venezuela numa democracia e recordou aos jornalistas como uma medalha destinada ao presidente George Washington foi entregue à família do militar francês Marquês de Lafayette - que ajudou os americanos a vencer a Revolução Francesa. O "herdeiro de Washington [Donald Trump]" assumiu um "compromisso único com a nossa liberdade", disse.  O momento insólito, que se verificou ontem, ficou ainda registado através de uma fotografia, captada na Sala Oval da Casa Branca, na qual é possível ver o presidente dos EUA a segurar o prémio ao lado da opositora venezuelana. Na rede social Truth Social, Trump voltou a agradecer o presente. "Foi uma grande honra conhecer María Corina Machado, da Venezuela. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tanta coisa... A María presenteou-me com seu Prémio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei: um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!"
A entrega deste prémio acontece depois de os Estados Unidos terem capturado o presidente ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e ocorre também depois de Donald Trump ter feito lobby publicamente para ganhar o Prémio Nobel da Paz, no ano passado.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima