Secções
Entrar

Congressista republicano George Santos detido em Nova Iorque

Diogo Barreto 10 de maio de 2023 às 21:00

O congressista é acusado de 13 crimes, incluindo branqueamento de capitais e fraude.

O congressista republicano George Santos foi acusado de fraude, lavagem de dinheiro apropriação indevida de fundos públicos e falsas declarações à Câmara dos Representantes dos EUA, esta manhã. Santos foi detido depois de se apresentar no tribunal federal de Long Island, avança o The New York Times.

Twitter

A acusação foi dada a conhecer esta quarta-feira de manhã, em Nova Iorque. O republicano, de 34 anos, foi um dos principais responsáveis por conquistar as eleições estatais em novembro de 2022. A plataforma eleitoral de Santos era a da redução criminalidade na cidade de Nova Iorque, principalmente aquela que crescia nos bairros mais endinheirados. 

Recentemente, Santos foi acusado de mentir no seu currículo académico e profissional de forma a enganar financiadores e amigos, para conseguir ser eleito para o congresso norte-americano. O congressista também terá montado um esquema fraudulento para receber subsídio de desemprego. 

O líder da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, já anunciou que só irá reconhecer a demissão de congressistas que sejam condenados em tribunal num processo-crime e não dos que são acusados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela