Secções
Entrar

Conclave: ainda não é desta que habemus Papa

Luana Augusto 07 de maio de 2025 às 20:00

Esta quarta-feira ergueu-se fumo negro pela chaminé da Capela Sistina, indicando isto que ainda não foi eleito nenhum líder da Igreja Católica.

133 cardeais estiveram esta quarta-feira (7) reunidos no Vaticano para elegerem o próximo Papa, mas ainda não é desta que se sabe quem irá suceder a Francisco.

Fumo negro, conclave AP Photo/Gregorio Borgia

Após a votação, que decorreu à porta fechada na Capela Sistina, ergueu-se pela chaminé um fumo negro, significando isto que os cardeais não chegaram a nenhum consenso. Não há, por isso, para já, um novo líder da Igreja Católica.

Para que haja a eleição de um novo Papa é preciso que um cardeal obtenha pelo menos 89 de 133 votos, ou seja, uma maioria de dois terços. Caso a votação seja conclusiva, sai fumo branco pela chaminé. Já caso não haja uma maioria, como é o caso, sai fumo negro.

Com este anúncio, isto significa, então, que o conclave irá prolongar-se pelo menos até quinta-feira (8), podendo durar mais dias. A duração média dos últimos 10 conclaves foi de 2 a 3 dias.

As votações retomam na quinta-feira, pelas 10h30 locais (9h30 de Lisboa). 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela