Secções
Entrar

Companhia aérea do Panamá suspende voos para a Venezuela

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 07:40

Anúncio sucede a decisões semelhantes de várias companhias aéreas.

A companhia aérea do Panamá, Copa Airlines, anunciou esta quinta-feira a suspensão temporária dos voos de e para Caracas "devido a intermitências num dos sinais de navegação", um anúncio que sucede a decisões semelhantes de várias companhias aéreas.
A Copa Airlines também já não voa para a Venezuela AP
"A Copa Airlines informa que, devido a intermitências num dos sinais de navegação das aeronaves, relatadas pelos nossos pilotos hoje - situação que em nenhum momento comprometeu a segurança operacional - tomámos a decisão preventiva de suspender temporariamente os voos de e para Caracas na quinta-feira, 04, e na sexta-feira, 05 de dezembro de 2025", informou a companhia aérea num comunicado. A Copa Airlines indicou que continuará a "avaliar a situação" e fornecerá "novas informações nas próximas 24 horas". A decisão da Copa Airlines surge num momento crítico na Venezuela, acentuado desde que, no passado sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na rede social Truth Social que o espaço aéreo da Venezuela permanecerá "totalmente" fechado, no quadro de tensões crescentes entre Washington e Caracas, e do forte destacamento militar de forças norte-americanas na região das Caraíbas. No passado dia 21 de novembro, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos instou as companhias aéreas a observarem "extrema cautela" ao sobrevoarem a Venezuela e o sul das Caraíbas. Em consequência, várias companhias aéreas internacionais, entre as quais a TAP, cancelaram os respetivos voos na região, e o Ministério dos Transportes da Venezuela e o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) revogaram a concessão de voos a várias delas, decisão que afetou a companhia aérea portuguesa, a Iberia, a Avianca, a Latam Colombia, a Turkish Airlines e a Gol, que Caracas acusou de "aderirem às ações de terrorismo" promovidas pelos Estados Unidos. A Copa Airlines era até agora como uma das poucas companhias aéreas que não tinha cancelado os voos para Caracas, assim como outras da Colômbia e da Bolívia. A companhia aérea do Panamá não vinculou a decisão anunciada hoje à crise entre os Estados Unidos e a Venezuela. A tensão entre Washington e Caracas tem vindo a aumentar após o envio de tropas norte-americanas para as Caraíbas, defendido pela Casa Branca como parte da sua estratégia contra o tráfico de drogas provenientes da América Latina, mas que o Governo venezuelano classifica como uma "ameaça" e uma tentativa de promover uma mudança de regime.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela