Secções
Entrar

Colômbia e guerrilha do ELN anunciam cessar-fogo bilateral

04 de setembro de 2017 às 15:23

Acordo entra em vigor a partir de 1 de Outubro


O Governo colombiano e a guerrilha do ELN, em conversações de paz desde Fevereiro, concordaram num cessar-fogo bilateral, anunciou hoje a rebelião, pouco antes da visita do papa Francisco, esperado na quarta-feira em Bogotá.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Sim, foi possível! Agradecemos a todas e a todos os que apoiaram resolutamente os esforços para alcançar este #CeseAlFuegoBilateral (Cessar-fogo bilateral)", referiu numa mensagem pelo Twitter a delegação do Exército de Libertação Nacional (ELN, de origem guevarista) desde Quito, onde decorrem as negociações.

A notícia foi depois confirmada por Juan Manuel Santos, o presidente da Colômbia. O cessar-fogo durará 102 dias. "A nossa prioridade é proteger os cidadãos, por isso, durante este período, raptos, ataques a oleodutos e outras hostilidades contra a população civil cessarão", disse Santos num discurso transmitido na televisão. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela