Secções
Entrar

Cerca de 5 mil pessoas ainda no último reduto dos 'jihadistas' no leste da Síria

17 de março de 2019 às 14:24

A aldeia de Baghouz situa-se perto da fronteira iraquiana. O conflito na Síria, que entrou no seu nono ano, matou mais de 370 mil pessoas.

As forças anti-jihadistas apoiadas pelos Estados Unidos estimaram hoje em cerca de 5.000 o número de pessoas ainda existente no último reduto do grupo Estado Islâmico no leste da Síria, adiantando que a batalha pode durar vários dias.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança árabe-curda apoiada pela coligação internacional de combate ao terrorismo liderada por Washington, tentam desalojar os extremistas do Estado Islâmico (EI) do seu último reduto, a aldeia de Baghouz, perto da fronteira iraquiana.

Numa conferência de imprensa, o porta-voz das FDS, Kino Gabriel, disse que não pode ser avançado um calendário preciso para o final da operação.

"Espero que não leve mais de uma semana, mas trata-se de um cálculo pessoal", adiantou.

Gabriel, que falava em Soussa, aldeia vizinha de Baghouz, tomada ao EI a 15 de janeiro, afirmou que cerca de "5.000 pessoas" se encontram ainda naquele último reduto dos ‘jihadistas’, composto por um acampamento de tendas e com vários túneis escavados.

A estimativa baseia-se nas descrições do último grupo de pessoas que abandonou o local, disse ainda, indicando ser impossível confirmá-lo.

O assalto decisivo das forças anti-jihadistas insere-se numa ofensiva lançada em setembro, que permitiu fazer recuar os combatentes do EI para uma última bolsa perto do rio Eufrates, na província de Deir Ezzor.

O grande número de mulheres, homens e crianças que têm abandonado o reduto tem levado à suspensão das operações de combate para evitar um "banho de sangue".

Segundo Gabriel, cerca de 64.000 pessoas abandonaram o último enclave do Estado Islâmico desde janeiro: 5.000 ‘jihadistas’ que foram detidos, 25.000 familiares seus e à volta de 34.000 outras pessoas, civis.

O conflito na Síria, que entrou no seu nono ano, matou mais de 370.000 pessoas e obrigou vários milhões a abandonarem as suas casas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela