Secções
Entrar

Casal na Alemanha enviou ajuda para militares russos destacados na Ucrânia

Márcia Sobral 30 de janeiro de 2023 às 15:34

Elena Kolbasnikova e Max Schlund já tinham organizado protestos pró-Rússia para apelar que o governo alemão que não financiasse a guerra.

Um dia depois do começo da guerra na Ucrânia, a União Europeia proibiu o fornecimento ou financiamento de bens para o exército russo. Mesmo assim, um grupo de ativistas pró-Kremlin - que se encontrava sediado na Alemanha - enviou ajuda para estes militares.

Stringer / via Reuters

Segundo uma investigação da agênciaReuters, o grupo liderado por Elena Kolbasnikova e Max Schlund terá andado a disseminar ideais pró-Moscovo e doado uma quantia de 500 euros às tropas russas para que comprassem rádios,walkie-talkies, fones e telefones usados na guerra. A quantia terá sido entregue a Dmitry Tkachev, um oficial russo que lidera a 42ª Divisão de Fuzileiros da Federação Russa, numa cidade no sul da Rússia.

Até ao momento, ainda não se conhecem bem as ligações desde casal ao governo russo, mas sabe-se que foram convidados para uma conferência em Moscovo presidida por Vladimir Putin e acredita-se que possam estar "ativamente envolvidos" numa campanha do Kremlin.

Max Schlund estudou na academia militar russa, mas mudou-se para a Alemanha em 2012, onde acabou por conhecer Elena Kolbasnikova, uma enfermeira ucraniana. Desde o começo da guerra que o casal organizou protestos em Colónia para apelar ao governo alemão que não financiasse a guerra e chegaram a fazer donativos para enviar ajuda humanitária para Donbass.

Confrontados pelaReuters, Elena Kolbasnikova não quis comentar o caso remetendo o mesmo para o seu advogado e ameaçou os jornalistas de terem de "responder por mentiras e acusações". Já Max Schlund respondeu por mensagem escrevendo apenas "vão-se foder idiotas" com uma cara sorridente.

Tanto o Ministério da Defesa da Rússia como o governo alemão recusaram comentar a notícia. Caso venham a ser condenados, este casal pode levar uma pena de até cinco anos de prisão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela