Secções
Entrar

Brexit: Governo britânico vai lançar "maior campanha de informação pública"

01 de setembro de 2019 às 15:18

Campanha destina-se a sensibilizar as pessoas e empresas para as áreas prioritárias de preparação para uma saída do Reino Unido da UE em 31 de outubro e será divulgada através de televisões, redes sociais, cartazes e outras plataformas.

O Governo britânico anunciou este domingo que vai lançar a "maior campanha de informação pública de todos os tempos" para preparar as pessoas e as empresas para oBrexit, de acordo com um comunicado oficial.

Sob o título "Preparem-se para o Brexit", a campanha destina-se a sensibilizar as pessoas e empresas para as áreas prioritárias de preparação para uma saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de outubro e será divulgada através de televisões, redes sociais, cartazes e outras plataformas.

O comunicado do Governo deBoris Johnsonrefere sondagens que indicam que "apenas 50% da população pensa que é provável que o Reino Unido saia da UE em 31 de outubro" e que "42% das pequenas e médias empresas ainda não tem certezas sobre como se preparar", para justificar a necessidade de mais informação.

Nesta campanha, ainda, as pessoas que pretendem viajar para a Europa e os exportadores para aUnião Europeiaserão expostos a informações sobre como adquirir números de registo e identificação de operador económico, formas de obter documentos para transportes de mercadorias nas fronteiras e modos de candidatura a pacotes de "suporte vital" para empresas.

Michael Gove, chanceler do Ducado de Lancaster e assessor do primeiro-ministro para as políticas de desenvolvimento, considera que esta campanha "vai incentivar o país para o 'Brexit' e garantir uma "saída ordeira", o que considera ser uma "responsabilidade partilhada".

Boris Johnson, que tomou posse como primeiro-ministro conservador em 24 de julho, sucedendo aTheresa May(que se afastou após falhar um acordo de Brexit com a União Europeia), prometeu que o Reino Unido sairá da UE em 31 de outubro, com ou sem acordo.

Perante movimentações políticas que incluíram reuniões entre partidos de oposição ao Governo, Johnson pediu à rainha para suspender o Parlamento durante quatro semanas, até 14 de outubro, comprometendo-se a apresentar uma proposta de saída antes da data limite para o Brexit.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela