Secções
Entrar

Brasil diz estar preocupado com golpe de Estado na Guiné Bissau e pede diálogo entre as partes

Lusa 27 de novembro de 2025 às 07:27

Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado.

O Governo brasileiro indicou ter recebido com preocupação o golpe de Estado na Guiné-Bissau e apelou a "todas as forças políticas" para que procurem o "diálogo pacífico".
Guiné-Bissau: Motociclistas nas ruas após tomada de poder pelos militares AP Photo/Darcicio Barbosa
"Governo brasileiro recebe, com preocupação, a declaração do 'Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e da Ordem Pública' em que afirma haver assumido o poder na República da Guiné-Bissau", frisou na quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores do Brasil no comunicado intitulado de "Golpe de Estado na Guiné-Bissau". Na mesma nota, o Governo brasileiro lamentou "a suspensão arbitrária das eleições legislativas e presidenciais" e apelou "a todas as forças políticas da Guiné-Bissau que busquem a via do diálogo pacífico com vistas ao retorno à ordem constitucional". Num comunicado, lido na quarta-feira à tarde na televisão estatal, militares anunciaram a tomada do poder na Guiné-Bissau, após um tiroteio que durou cerca de meia hora. O autodenominado Alto Comando Militar informou que depôs o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e que encerrou, "até novas ordens, todas as instituições da República da Guiné-Bissau". Informa ainda que estão suspensas "as atividades de todos os órgãos de comunicação social", assim como decidiu "suspender imediatamente o processo eleitoral em curso". Os guineenses votaram no domingo em eleições gerais, presidenciais e legislativas, tendo sido anunciada para hoje a divulgação dos resultados, com o candidato da oposição Fernando Dias a reclamar vitória na primeira volta contra o atual Presidente, que concorreu a um segundo mandato. Os militares disseram reagir "à descoberta de um plano em curso de destabilização do país", atribuído a "alguns políticos nacionais com a participação de conhecidos barões de droga nacionais e estrangeiros". O plano consistiria ainda na "tentativa de manipulação dos resultados" das eleições gerais de domingo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela